Cloud Server ou Servidor dedicado: como escolher?

À primeira vista, escolher o melhor tipo de servidor para a sua empresa pode parecer uma tarefa complexa. Afinal, é melhor optar por um cloud server e sua infraestrutura em nuvem aberta, ou servidor dedicado? Qual deles apresenta o menor custo? Qual deles oferece mais flexibilidade e desempenho?

O fato é que não existe resposta simples para essas questões, pois tomar uma decisão acertada vai depender principalmente das necessidades e dos objetivos específicos da sua empresa.

Caso deseje entender melhor quais são as vantagens e desvantagens de cloud server e servidor dedicado, este post é para você!

O que escolher: cloud server ou servidor dedicado?

Veja, a seguir, as principais diferenças entre esses dois tipos de servidor que você precisa conhecer antes de tomar a sua decisão!

Espaço físico

Diversos textos especializados sugerem que a principal vantagem do cloud server em relação aos servidores dedicados é que ele não ocupa espaço físico. Contudo, essa explicação não está correta.

Na verdade, ambos os tipos de servidor estão armazenados em espaços físicos e exigem manutenção de hardware, climatização e medidas de segurança. A diferença é que, no caso dos servidores dedicados, o equipamento geralmente está armazenado em um local conhecido — dentro da empresa ou em um centro de processamento de dados —, embora a sua localização exata seja mantida em segredo por questões de segurança.

Por outro lado, em um cloud server, os servidores utilizados pelo negócio podem estar distribuídos por diferentes lugares, às vezes até mesmo em países diversos, mas trabalhando como um só servidor. Esse tipo de recurso é muito utilizado por aplicações que demandam grande escalabilidade, como ferramentas SaaS (Software como Serviço).

Portanto, um cloud server oferece a vantagem de reduzir o uso de espaço físico dentro da sua empresa ou escritório, enquanto um servidor dedicado garante a estabilidade de manter seus servidores exatamente onde você pode vê-los, seja em um data center próprio ou uma estrutura de terceiros conhecida pela empresa..

Recursos

Tanto servidores dedicados quanto cloud server suportam arquivos pesados e costumam permitir o aumento dos recursos de capacidade, memória e tráfego.

Um cloud server oferece maior flexibilidade e rapidez na alocação de recursos — espaço em disco, memória RAM ou número de máquinas virtuais, por exemplo —, com uma implementação que geralmente leva alguns minutos. Em certos casos, também é possível realizar a alocação automática de recursos a fim de suportar picos de carga.

Entretanto, um servidor dedicado também pode ser customizado. É possível aumentar a memória RAM ao inserir mais pentes de memória na máquina ou expandir o processador, trocando-o por um modelo mais potente.

Portanto, a escolha por um cloud server ou servidor dedicado não depende do porte da empresa, mas os recursos que ela precisa para solucionar seus problemas. Bancos de dados e nuvens privadas, por exemplo, tendem mais para o uso de servidores dedicados.

Preços

É verdade que o cloud server é mais barato quando se trata de pequenas demandas. Em uma comparação rápida de preços, pode-se perceber que os valores do cloud começam na casa dos R$ 200, enquanto os de servidores dedicados ficam a partir de R$ 800.

No entanto, é preciso considerar também a quantidade do poder computacional que a sua empresa precisa. Se você quiser adicionar mais três terabytes de espaço em disco ou pretende montar uma nuvem privada, vai perceber que esse processo sai mais barato em um servidor dedicado do que um cloud. Nesse sentido, o que indicará a rentabilidade dos seus servidores é o volume da demanda que a empresa precisa suprir.

Exclusividade

Como você já sabe, o cloud server é uma combinação de diversos recursos alocados em diferentes servidores pelo mundo. Esses recursos geralmente são compartilhados por outros clientes do provedor do serviço contratado.

Isso não significa que os serviços em cloud ofereçam menos segurança, já que é responsabilidade do provedor garantir o sigilo e o armazenamento seguro dos dados do negócio.

Contudo, se você procura exclusividade, o caminho é optar por um servidor dedicado, uma vez que os recursos serão reservados para o uso exclusivo da sua empresa. E isso tem algumas vantagens, como:

  • maior espaço de armazenamento por um custo mais baixo;
  • mais liberdade para instalar sistemas e aplicações;
  • mais estabilidade, em virtude de ser um sistema exclusivo;
  • mais robustez e resiliência do ponto de vista técnico.

Manutenção

A manutenção e a atualização dos sistemas costumam ocorrer virtualmente e de forma automática em um cloud server. Além disso, é comum que novas tecnologias sejam disponibilizadas ao cliente sem a necessidade de adquirir um novo hardware.

Outro detalhe é que a configuração de sistemas e o backup de dados em um cloud server geralmente ficam sob responsabilidade do fornecedor do serviço, reduzindo a carga de trabalho da instituição contratante.

Um servidor dedicado, por outro lado, depende de um equipamento físico sob o controle da empresa.

Contudo, é possível contratar um servidor dedicado com manutenção e garantia inclusas — o que contorna o problema dos possíveis imprevistos. E como os sistemas dedicados são mais robustos, é raro ter algum problema com hardware (queima de HDs ou fontes, por exemplo). Mesmo que isso ocorra, a substituição da peça pode acontecer de imediato, sem interromper a continuidade dos serviços.

Qual é o melhor tipo de servidor para a minha empresa?

A partir dos tópicos anteriores, você já entendeu quais são as principais vantagens e desvantagens de servidores dedicados e cloud server. Ainda não sabe qual é a melhor opção para a sua empresa? Então, a melhor saída é analisar o cenário específico do negócio e identificar quais são as suas principais necessidades.

Uma startup em fase inicial pode não ter condições de arcar com o investimento em um servidor dedicado até alcançar uma etapa mais rentável dos negócios, por exemplo. Nesse caso, um cloud server seria uma boa opção.

Por outro lado, uma empresa de grande porte que receba elevado volume de acessos diários em seu e-commerce pode se beneficiar da robustez de um servidor dedicado.

Em síntese, um bom caminho é entrar em contato com os fornecedores de serviço e entender quais são as soluções mais indicadas para a sua situação.

E então, já sabe o que escolher: cloud server ou servidor dedicado? Para auxiliar na escolha, entre em contato com a Under e converse com nossos consultores, que poderão indicar o melhor projeto para sua empresa. Além disso, não deixe de assinar a nossa newsletter e não perca as nossas atualizações!

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais