servidor compartilhado

Custo, tempo e segurança: o que o seu servidor tem a ver com isso?

Servidores não dedicados oferecem uma opção econômica para empresas que buscam manter uma presença na Web sem gastar muito.

Ao compartilhar o espaço do servidor com outros usuários, as empresas podem aproveitar os benefícios de ter seu próprio site sem ter que pagar o preço total por um servidor dedicado.

A maior vantagem de usar um servidor não dedicado é a redução significativa nos custos associados à compra ou aluguel de hardware dedicado.

Isso pode fazer uma grande diferença no orçamento geral e permitir que as empresas concentrem seus recursos em outras áreas de operação que mais precisam.

Porém, embora esses servidores compartilhados proporcionem economia de custos, há algumas compensações associadas a eles.

Leia também: Como a velocidade de internet interfere na economia?

Desvantagens: Tempo de inatividade, Segurança

Sem um servidor dedicado, não há garantia de serviço contínuo ou disponibilidade devido a recursos compartilhados ou problemas técnicos no ambiente do datacenter.

Além disso, a segurança pode ser comprometida sem os firewalls avançados e os protocolos de criptografia que um servidor dedicado oferece, colocando informações confidenciais em risco de serem expostas a agentes mal-intencionados.

Para empresas que dependem de desempenho consistente de sua infraestrutura de servidor e manuseio seguro de dados valiosos, servidores não dedicados podem não fornecer o nível necessário de garantia nessas áreas.

Para mitigar esses problemas, é benéfico para as empresas avaliar suas necessidades específicas e determinar se investir em uma solução de servidor dedicado atenderá melhor a seus objetivos de longo prazo.

Como reduzir o risco de tempo de inatividade

Embora seja impossível eliminar completamente o risco de tempo de inatividade ou problemas de segurança ao usar um servidor não dedicado, há várias etapas que você pode seguir para reduzir a chance de ocorrência desses problemas.

A primeira etapa a considerar é monitorar seu servidor de perto para quaisquer irregularidades ou interrupções que possam indicar um problema.

Isso inclui a execução regular de testes de diagnóstico e a análise de logs do sistema, bem como a manutenção de backups regulares caso precisem ser acessados durante uma emergência.

Manutenção e atualização regulares também devem estar em sua lista de verificação; verifique se todos os aplicativos estão atualizados e se todos os patches foram aplicados corretamente.

Leia também: Latência Alta do Servidor: Impactos na Sua Empresa e Como Contorná-los

Como aumentar a segurança

Em primeiro lugar, certifique-se de que todo o software esteja atualizado. As versões desatualizadas são mais vulneráveis a ataques, portanto, garantir que tudo esteja atualizado ajudará a reduzir o risco de ser comprometido.

Além disso, use senhas fortes para todas as contas relacionadas ao servidor e altere-as regularmente. Uma senha complexa é uma das etapas mais importantes na proteção de informações contra acesso não autorizado.

Por fim, considere o uso de medidas de segurança adicionais, como autenticação multifator ou firewalls, para proteger ainda mais seu servidor não dedicado.

Com essas proteções extras instaladas, você poderá desfrutar de maior segurança sem sacrificar a eficiência de custos.

Soluções em nuvem

Uma maneira de garantir que seus aplicativos permaneçam ativos em caso de interrupção inesperada é utilizando serviços de hospedagem em nuvem.

Esses serviços fornecem ambientes de hospedagem confiáveis e seguros a um preço acessível e oferecem recursos como alta disponibilidade, escalonamento automático e recursos de backup que os tornam ideais para aplicativos de missão crítica.

Os serviços de hospedagem em nuvem podem ser usados em conjunto com servidores dedicados ou serviços de colocação para fornecer segurança extra para suas aplicações.

Os provedores de cloud hosting oferecem uma variedade de recursos que podem ajudá-lo a evitar tempo de inatividade, incluindo alta disponibilidade e opções de recuperação de desastres.

Os data centers de um provedor de nuvem também são frequentemente protegidos por geradores de energia, firewalls e outras medidas de segurança que garantem a segurança de seus dados, mesmo que ocorra uma interrupção.

Leia também: Migração de dados para a nuvem: como fazer de forma segura

Conclusão

Decidir entre um servidor dedicado ou não dedicado é uma decisão importante que não deve ser tomada levianamente.

Um servidor não dedicado pode ter custos mais baixos, mas pode apresentar riscos potenciais, como tempo de inatividade e vulnerabilidades de segurança. As organizações devem pesar essas considerações cuidadosamente ao considerar qual opção escolher.

Ao comparar os dois, as organizações devem considerar suas restrições orçamentárias, requisitos de segurança de dados e necessidades operacionais antes de tomar qualquer decisão.

A situação de cada organização é única e requer consideração cuidadosa para que possam tomar uma decisão informada que atenda às suas necessidades específicas.

Por fim, é importante acompanhar os avanços mais recentes em tecnologia de servidor para garantir o desempenho ideal e a economia de custo para seu site ou aplicativo.

A Under está há 20 anos no mercado e tem fornecido soluções de hospedagem gerenciada tanto para pequenas como para grandes empresas.

Se você está procurando uma solução confiável e econômica para seu website ou aplicativo, entre em contato conosco hoje mesmo.

Nova call to action

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais