Fornecedor de TI: como escolher os melhores?

Precisa otimizar a velocidade dos processos? Quer melhorar o desempenho, aumentar a satisfação dos clientes e reduzir os custos e, por isso, deseja encontrar um fornecedor de TI para entregar a consultoria necessária para a concretização dos projetos. Melhor ainda, um fornecedor que também se torne um verdadeiro parceiro de negócio.

Então, saiba que você está no lugar certo! Aqui, vamos mostrar o que deve ser considerado para que a sua escolha seja a melhor possível. Diante da infinidade de possibilidades que o mercado oferece, não há como negar o fato de que decidir por quem será o provedor dos serviços pode ser uma tarefa difícil.

É exatamente por essa razão que os gestores do setor devem saber identificar quais são os melhores, analisando as questões principais no que se refere aos diferenciais de atuação: essa é a única forma de garantir que se consiga uma implementação bem feita do ponto de vista da segurança, disponibilidade e custos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar quais são os fatores a levar em consideração para maior acerto nas suas decisões. Portanto, não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

Parcerias e certificações

Para começar, nada melhor do que analisar as parcerias e certificações do fornecedor. O motivo disso é que elas servem como autenticação de que os serviços são ofertados de forma profissional.

Ao fazer a sua pesquisa, observe se há ligações com empresas como:

  • Microsoft;
  • Oracle;
  • Dell;
  • IBM;
  • Citrix;
  • VMWare;
  • Intel.

Embora haja diversas outras, essas algumas das principais players de tecnologia do mundo, as quais permitem o licenciamento e a oferta de soluções gerenciadas atestando a capacidade dos fornecedores com as suas certificações.

Posicionamento de mercado do fornecedor de TI

Em seguida, averigue o posicionamento de mercado, um fator fundamental para que você possa evitar maiores problemas. Nesse sentido, procure por informações que tornem o fornecedor de TI reconhecido por algo.

Ele está crescendo? Quem são os seus principais clientes e de quais classes e entidades ele participa? Tudo isso é muito importante, afinal, a posição que ele ocupa no setor é um excelente indicativo para ajudar na sua escolha. O tempo de experiência no negócio também deve ser considerado.

Além disso, procure obter referências do próprio mercado, ou seja, de quem está utilizando os serviços. Entre em contato com os clientes atendidos e/ou verifique as avaliações do potencial novo parceiro nas mídias sociais.

Aliás, vale dizer que, nesse contexto, o LinkedIn será de grande ajuda. Por ser uma rede corporativa e totalmente voltada ao ambiente profissional, talvez você consiga encontrar os gestores e diretores da companhia.

Com isso, poderá contatá-los e, consequentemente, ter uma conversa direta que lhe permita conhecer uma série de projetos realizados e seus respectivos casos de sucesso. Certamente, essa experiência será muito valiosa para uma decisão segura.

Infraestrutura de serviço

Outro aspecto que não poderia ficar de fora da sua análise é a infraestrutura de serviço. O ponto a destacar, nesse caso, é que quanto mais robusta e tecnológica ela for, teoricamente, melhor será a sua qualidade.

Assim sendo, avalie, por exemplo, quais são as plataformas e soluções oferecidas. Uma ótima alternativa seria visitar o parque de tecnologia do fornecedor. No entanto, devido às políticas de acesso e controle, isso nem sempre será possível.

De qualquer maneira, informe-se sobre os sistemas utilizados e as formas de proteção. Esse tipo de informação não é difícil de conseguir: às vezes, são apresentadas no site da própria organização.

Qual é a escalabilidade dos serviços? Será que, se você crescer 40% em um ano, o fornecedor será capaz de suportar essa demanda? Ter o conhecimento acerca da infraestrutura é imprescindível para que a sua escolha não comprometa a expansão do seu negócio.

Características do suporte ao cliente

Por último, mas não menos relevante em relação a tudo o que já falamos até aqui, estão as características do suporte ao cliente. Mais do que apenas a qualidade do atendimento em si, a capacitação dos técnicos também deve ser observada.

O ideal é que eles sejam capazes de atuar em duas frentes: na consultoria estratégica e no apoio para o monitoramento e o gerenciamento, inclusive nas situações mais críticas.

Quanto à disponibilidade, seja exigente: não espere nada menos do que um suporte de 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, tanto por telefone, chat ou e-mail, por exemplo.

E não é preciso nem falar que o atendimento precisa ser rápido e eficiente para que a produtividade da sua empresa não seja prejudicada. Para ter certeza sobre isso, lembre-se da importância de obter as referências do próprio mercado entrando em contato com os clientes já atendidos, conforme já citamos anteriormente neste artigo.

Para concluir, não poderíamos deixar de dizer que, antes de tomar uma decisão, você precisa entender se é mais interessante contratar vários fornecedores (multisourcing) ou somente um (fullsourcing). Para isso, é necessário olhar o seu processo interno com muita atenção.

Vale ressaltar que, para encontrar um bom fornecedor de TI, competente no que faz e que consiga se adequar as suas necessidades, é essencial levar em consideração o conjunto preço, serviço e qualidade.

Por quê? Porque esse é o único modo de chegar a um bom custo-benefício. Essa questão ganha destaque pela seguinte verdade: o valor dos serviços não é uma garantia de que os seus anseios serão atendidos.

Portanto, tenha cuidado na sua avaliação para que você tenha um veredito correto, isto é, escolhendo os melhores fornecedores do setor. O sucesso dessa escolha lhe garantirá uma visibilidade positiva perante os seus diretores, especialmente se ela fizer parte de um projeto significativo e de valor para as pretensões futuras da organização (assim como uma grande falha pode se tornar bastante prejudicial).

O que você achou deste artigo? Gostou? Se deseja saber mais e está procurando por um fornecedor de TI que possa atender às expectativas da sua empresa, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções. Nossa equipe está pronta para tirar todas as suas dúvidas e fará o possível para ajudar!

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