Servidor dedicado: o que é e por que usá-lo?

Escalar o tamanho dos ambientes online é uma das principais preocupações das empresas hoje. À medida que o seu negócio cresce, o tráfego para seu site ou aplicações online também aumenta. Em alguns casos, servidores cloud podem não suprir mais a demanda (especialmente de rede) e o uso de um servidor dedicado se apresenta como uma solução.

Um site com alto tráfego pode sofrer problemas de acesso em um servidor de hospedagem compartilhado, já que tem que dividir seus recursos físicos com outros “vizinhos”. Tanto o seu site quanto os outros sites que compartilham seu servidor podem ter quedas velocidade ou, até mesmo cair quando a capacidade do servidor for excedida.

A velocidade do site é muito importante. Não apenas para otimização de mecanismos de buscas e rankings, mas para pessoas que estão visitando seu site. Um site com carregamento lento pode significar uma enorme taxa de rejeição e nenhum valor real adicionado ao seu perfil de atividade do usuário — compartilhamentos sociais, links etc.

A longo prazo, um ou dois segundos de atraso podem ser um grande fator de classificação.

Com um servidor dedicado, você não precisa compartilhá-lo, é capaz de customizar seus recursos de acordo com sua necessidade, e isso torna a execução muito mais ágil. Você é livre para usar 100% do produto para lidar com seu tráfego e gerenciar suas transações. Se suas necessidades superarem a capacidade do seu servidor, você pode atualizar para um que seja maior e mais rápido, algo que sua empresa em crescimento deve estar pronta para suportar.

Afinal, o que é servidor dedicado?

O servidor dedicado é um servidor físico que fornece aos usuários o máximo de desempenho e segurança. Durante a sua configuração, uma variedade de opções podem ser ajustadas, incluindo RAM, recursos de rede, segurança, discos rígidos e processadores.

Você não só tem controle sobre o hardware, mas também sobre o software. Você pode implantar quaisquer sistemas operacionais, tecnologias ou estruturas que você gostaria, sem restrições. Isso permite o mais alto nível de personalização.

Como não há clientes adicionais hospedados, não há risco de compartilhar espaço com sites potencialmente prejudiciais. Além disso, há a garantia de que seu website nunca estará em competição por recursos.

Quando escolher um servidor dedicado?

Os servidores dedicados ajudam a aumentar a velocidade do site. Portanto, você precisa considerar o tipo de site que você tem. A quantidade e o tipo de conteúdo são muito importantes. Se você tem um site pequeno, com muitas páginas, sua velocidade de carregamento pode ser suficiente.

Além disso, se o seu site contiver apenas conteúdo de texto, você não precisa que os servidores ajudem a aumentar a velocidade do site. No entanto, se o seu site tem muitas páginas, ou conteúdo que inclui vídeos e gráficos, você necessita de uma solução de hospedagem confiável. Confira a diferença entre os tipos de servidores de hospedagem.

Hospedagem Compartilhada

A hospedagem compartilhada é o tipo de hospedagem mais básico. Com a hospedagem compartilhada, um único servidor físico hospeda um certo número de aplicações e sites. Essa modalidade oferece preços mais baixos ao distribuir os custos operacionais entre diversos clientes.

O desempenho não é garantido com a hospedagem compartilhada, devido ao alto número de sites rodando no mesmo conjunto de recursos do sistema.

Hospedagem VPS

Com uma hospedagem VPS — chamados servidores privados virtuais — os recursos do servidor serão divididos entre diferentes sites ou contas de hospedagem. Pense nisso como um computador doméstico que tem muitos usuários diferentes: todos usam a mesma máquina, porém, de maneiras diferentes.

Os servidores VPS geralmente têm um ou dois ambientes de hospedagem que você pode escolher. Dessa forma, eles não têm a absoluta personalização de um servidor dedicado. Entretanto, isso significa uma configuração mais fácil para aqueles que têm necessidades para configurações mais básicas.

Esse modelo de hospedagem será suficiente para sites mais simples, que não recebem enormes quantidades de tráfego.

Servidor em nuvem

Os servidores em nuvem podem ser configurados para fornecer níveis de desempenho, segurança e controle semelhantes aos de um servidor dedicado. Mas, em vez de ser hospedado em um hardware físico, que é exclusivamente direcionado a um usuário, eles residem em um ambiente “virtualizado”, que é gerenciado pelo seu provedor de hospedagem em nuvem.

O usuário se beneficia da economia resultada pelo compartilhamento de hardware com outros clientes. Com os servidores em nuvem, o usuário paga apenas pela quantidade exata de espaço e processamento usada no servidor.

Clientes que optam pela hospedagem dedicada, caso decidam mudar para a nuvem privada, conseguem fazer isso sem muitas dificuldades. Isso acontece porque o servidor dedicado cria uma base que facilita essa migração.

Quais são as vantagens?

Quando comparado com as outras formas de hospedagem, servidores dedicados são os mais personalizáveis e flexíveis. Com eles, você tem acesso a todas as partes de seus recursos e poderá fazer o que desejar, porque você é o único que usa esse espaço.

Confira, a seguir, algumas vantagens que o aguardam quando você escolher um servidor dedicado:

Segurança

Os clientes que usam uma plataforma dedicada poderão implantar medidas de segurança, como configurações de antivírus e firewall mais adaptadas às suas próprias funções. Dessa forma, é possível evitar as vulnerabilidades de segurança que podem ser introduzidas pelas atividades de clientes vizinhos, como nas plataformas de hospedagem compartilhada.

Além disso, os servidores localizados nos “data centers” podem se beneficiar das medidas de segurança física que tais instalações geralmente implementam — incluindo, por exemplo, autenticação biométrica e guardas de segurança.

Flexibilidade

Quando não há necessidade de compartilhar um servidor, pode-se desfrutar de muita flexibilidade. Com a hospedagem dedicada, você pode gerenciar a configuração da maneira que for mais conveniente à sua empresa.

Isso significa ter mais controle à medida que seu negócio cresce; sem ter que se preocupar se um servidor compartilhado será ou não capaz de acomodar suas necessidades com o passar do tempo.

Velocidade

Entre os fatores que ajudam você a descobrir a resposta para aumentar a velocidade do site, um deles seria a quantidade de recursos oferecidos. Tome o caso da largura de banda. Se o seu site é popular, você tem grande volume de visitantes. Isso significa que você precisaria ter largura de banda suficiente para atender a todos eles. Sem largura de banda, seu site diminuirá a velocidade ou travará.

Ambas as situações são evitáveis, se você usar planos de hospedagem dedicados. Esses planos oferecem muitos recursos, incluindo largura de banda. É por isso que, quando você usa hospedagem dedicada para sites pesados ​​de tráfego, você experimenta mais estabilidade e maior velocidade de carregamento.

Tempo de atividade

Em um mundo em que a conveniência é tudo e os usuários não estão acostumados a esperar, é vital garantir que um site seja funcional e rápido em todos os momentos. O tempo de carregamento é um fator que pode levar potenciais clientes a desistirem da sua empresa.

A hospedagem permite um alto desempenho e estabilidade para garantir que os sites e outras funções de negócios estejam operacionais praticamente 100% do tempo.

Para esse fim, os provedores devem oferecer serviços de monitoramento e backup, em conjunto com um suporte eficiente para garantir o funcionamento do serviço.

Quer saber mais sobre servidor dedicado e dicas de ferramentas de TI? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais