Microssegmentação: o que a pandemia ensina sobre segurança de dados?

Desde o início de 2020 o mundo vive uma nova realidade, imposta pela pandemia do Covid-19. No entanto, é inegável que a mudança brusca na sociedade também trouxe lições importantes. Para a área de tecnologia nem se fala: o salto em inovação na busca de soluções para manter a continuidade e competitividade dos negócios foi grande. Como também foi o investimento em segurança na área de TI: com mais pessoas trabalhando remotamente, mais abertas ficavam as portas para cibercriminosos invadirem servidores e sequestrarem dados (ransomware). Para proteger ainda mais seus sistemas, as empresas apelam para uma receita que se mostrou bem eficaz contra o Corona Vírus: o isolamento por microssegmentação.

O que é microssegmentação?

Os ataques de ransomware estão cada vez mais inteligentes. O objetivo deles é criar um mapeamento de todo o ambiente do servidor. Para isso, a ação acontece de modo lateral, movendo os invasores de uma máquina ou servidor para outro, utilizando diferentes credenciais roubadas para abrir as portas dos dados e efetuar o sequestro.

A prática de microssegmentação foi recomendada, inclusive, pela Casa Branca nos EUA para as empresas americanas como a forma mais eficaz de evitar ataques virtuais. Consiste em dividir os diferentes níveis de dados em seções, limitando o acesso do usuário a uma determinada área de informação. Com isso, é possível criar níveis de acesso para os membros da equipe, e agir rapidamente quando há uma tentativa de ataque, sem comprometer o todo. Quanto mais segmentado e específico estiver o ambiente, mais seguro ele estará.

Maior segurança dentro da Under

A Under oferece diferentes soluções de segurança para seus clientes manterem alta proteção aos dados e máxima disponibilidade dos seus serviços. Isso vai desde proteção anti-DDoS de 10Gbps por servidor, ao uso de uma das melhores ferramentas do mercado para backup e restore. Além disso, por contar com dois datacenters em zonas diferentes, é possível realizar o espelhamento entre servidores através de link exclusivo de 1Gbps, minimizando ao máximo a perda de dados e entregando RTO zero em caso de desastre. Fale com nossa equipe e saiba mais.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais