Mēris – a nova ameaça em ataques DDoS
Um novo software malicioso está trazendo grandes preocupações para os profissionais de TI, por conta do seu alcance potencial. A botnet, conhecida como Mēris, está sendo utilizada para realizar ataques DDoS de grandes proporções, prejudicando tanto os alvos dos ataques quanto as máquinas utiliadas para esse fim.
Falha nos roteadores Mikrotik
A Mēris surgiu através de uma vulnerabilidade encontrada em roteadores Mikrotik em 2018. Na época, a empresa recomendou a atualização do equipamento e mudança de senhas. No entanto, milhares de usuários do roteador executaram apenas a primeira ação, deixando as máquinas vulneráveis para invasões – o que de fato aconteceu.
Proteja-se do Mēris
Para evitar que seu servidor se integre à botnet Mēris, as recomendações da Mikrotik são as seguintes:
1) Manter todos os dispositivos Mikrotik atualizados com a última versão de firmware;
2) Alterar as senhas dos dispositivos;
3) Restringir o acesso ao equipamento, mantendo apenas para redes seguras (do tipo VPN);
4) Pesquisar periodicamente e remover configurações desconhecidas do seu equipamento.
A gente já falou no blog sobre como se proteger de um ataque DDoS e as boas práticas para proteger seu servidor. Clique aqui e confira.
Proteção Anti-DDoS na Under
Por entender a gravidade desse tipo de situação, a Under oferece aos seus clientes uma proteção anti-DDoS de até 10Gbps. Com isso, é possível identificar um ataque coordenado e agir rapidamente para bloquear as requisições maliciosas, sem sobrecarregar a banda de conexões e os recursos do servidor. Fale com a nossa equipe e amplie sua segurança.
Deixe um comentário