/Nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida – conheça as diferenças
Nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida - conheça as diferenças

Nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida – conheça as diferenças

Neste momento, a cloud computing está se popularizando entre as organizações como uma tecnologia essencial para o trabalho, entregando segurança e agilidade nas operações. No entanto, é importante para os gestores de TI e decisores do negócio entenderem qual é a melhor nuvem para a empresa.

Nuvem Pública

A nuvem pública é o modelo mais popular, utilizado por empresas do mundo inteiro. Neste serviço, o cliente utiliza uma estrutura já existente no datacenter, alocando os dados de forma isolada e independente. Por contar com uma infraestrutura compartilhada, ela se torna uma opção barata e escalável com facilidade – o modelo de SaaS permite aumentar ou reduzir os recursos de acordo com a sua demanda.

Nuvem Privada

No caso da nuvem privada, a infraestrutura do servidor não é compartilhada com outros clientes. Por ser exclusiva, ela é planejada para operar de acordo com a necessidade da empresa. A grande vantagem é a alocação de recursos de forma produtiva e personalizada.

Nuvem Híbrida

A nuvem híbrida é o melhor dos dois mundos, trabalhando de forma integrada. Você pode utilizar a nuvem pública para suas operações diárias, e a nuvem privada para armazenamento de dados mais importantes.

Qual é a melhor nuvem?

A escolha de uma nuvem para a sua empresa depende de um equilíbrio entre a necessidade e o ROI. As nuvens públicas, por exemplo, são mais acessíveis financeiramente, sendo uma solução ideal para startups, por exemplo. Se a empresa já possui porte e busca expansão dos negócios, adquirir uma nuvem privada pode ser uma boa opção. A nuvem híbrida também é indicada para grandes empresas que já possuem uma infraestrutura própria, podendo modular as diferentes operações entre as nuvens de acordo com a necessidade.

A nuvem da Under

A Under trabalha com os três modelos de nuvem. Para facilitar a operação dos clientes, oferece também o OpenStack, um conjunto de ferramentas que facilita as operações de cloud computing, como criação de ambientes virtuais e administração de recursos. Por contar com seus datacenters instalados no Brasil, a nuvem da Under se torna a melhor opção para quem busca segurança de dados, velocidade na troca de informações, suporte técnico 24h por dia em português, e economia sem dólar (sem taxas, sem alteração de preço por causa do câmbio).

Acesse o nosso site e veja o que nossa nuvem pode fazer pela sua empresa.