Aumentando a Resiliência da Rede: Estratégias de Multihoming para Empresas

Assim como o corpo humano tem sistemas de redundância para garantir seu funcionamento adequado, a infraestrutura de TI de uma empresa deve adotar o mesmo princípio para manter a continuidade dos serviços. O multihoming, ou a implementação de múltiplas conexões domiciliares, é uma dessas estratégias que aumentam a resiliência da rede, ajudando as empresas a evitar interrupções de serviço. Neste artigo, vamos explorar como as empresas, mesmo que não sejam provedoras de internet, podem se beneficiar desta abordagem.

1) Duplique sua Segurança: Use Duas Zonas ou Duas Regiões

Uma das formas mais eficazes de alcançar a resiliência de rede é por meio do uso de duas zonas ou duas regiões. Em termos de infraestrutura de TI, uma "zona" refere-se a um conjunto de recursos de datacenter em uma localização geográfica específica. No entanto, duas zonas na mesma região ainda podem compartilhar alguns recursos de conectividade. Portanto, para garantir a redundância completa, é aconselhável usar duas regiões geograficamente separadas.

Essa estratégia significa que, mesmo que haja uma falha em uma região inteira (como uma interrupção de energia em larga escala), a outra região ainda estará operacional. Isso permite que seus serviços continuem sem interrupções, fortalecendo a confiabilidade e a resiliência de seus sistemas.

2) Segure-se em Duas Âncoras: Use um Link Secundário de Outra Operadora e Apenas uma Zona

Outra opção para alcançar a resiliência de rede é usar um link secundário de outra operadora, mesmo se você estiver usando apenas uma zona. Essa abordagem garante que você tenha duas conexões de internet diferentes de dois provedores distintos.

Em caso de um problema com um dos provedores, você ainda poderá continuar a operar normalmente usando o link do outro provedor. Isso oferece uma camada adicional de proteção e garante que seus serviços permanecerão disponíveis mesmo em caso de falha em um dos provedores de internet.

Conclusão: Resiliência da Rede - Uma Necessidade, Não uma Opção

Implementando estratégias de resiliência de rede, como o multihoming, sua empresa pode obter uma maior robustez e garantir que seus serviços permaneçam disponíveis para seus usuários, não importa o que aconteça. Assim como o corpo humano, as máquinas e as redes podem falhar. A chave para evitar a interrupção dos serviços é garantir que, quando uma parte falhar, outra possa assumir.

Em um mundo cada vez mais digital, a resiliência da rede deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Ao investir em estratégias de resiliência de rede, sua empresa pode garantir a continuidade dos serviços, proteger sua reputação e, em última análise, impulsionar o sucesso de seu negócio.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais