Você já pensou em ter a estabilidade e a segurança de uma rede privada em todos os acessos da empresa aos servidores na nuvem e à internet em geral? Então, o link privado pode ser a resposta que você procura.
Neste artigo, vamos apresentar para você essa tecnologia, mostrar os benefícios de investir na solução e especificar em que casos você tem mais a ganhar apostando em uma VPN. Vamos lá?
Um link privado pode ser descrito como uma rota exclusiva de transporte de dados entre duas pontas via internet. É um canal de comunicação criptografado usado para conexões VPN, as redes privadas virtuais.
A ideia principal por trás desse tipo de tecnologia é garantir a estabilidade e segurança de uma rede corporativa interna sem restringir a produtividade ao escritório da empresa.
Isso é possível porque a conexão é direta e existem poucas brechas para a interceptação e captura de dados. Mesmo que isso ocorra, será impossível que o criminoso visualize e edite essas informações sem a chave correspondente.
Investir na solução de link privado associado a uma VPN é uma grande saída para diminuir ameaças externas, garantir a confiabilidade do negócio e ainda dar mais espaço para que o gestor de TI se preocupe com questões mais estratégicas de negócio apoiadas em tecnologia. Veja alguns exemplos de benefícios que a tecnologia pode proporcionar à sua empresa:
A velocidade de um link privado geralmente segue a qualidade e banda contratada pela empresa fornecedora, como qualquer tipo de conexão. Porém, apostar em VPN ou link privado é uma forma de adquirir um link dedicado para o seu sistema.
Exclusividade de estrutura é uma garantia de mais estabilidade e disponibilidade principalmente de serviços na nuvem. Essa pode se tornar uma grande vantagem de negócio, principalmente em um país como o Brasil, com suas limitações de infraestrutura de conectividade.
Esse é o grande benefício quando falamos de segurança em um negócio apoiado por cloud computing. A base do link privado é a criptografia de ponta a ponta, ou seja, os dados são embaralhados na saída e só podem ser desembaralhados quando alcançarem o destino certo.
Mesmo que essas informações sejam capturadas e haja alguma indisponibilidade momentânea no serviço, é virtualmente impossível visualizar esses dados sem a chave de criptografia. Esse é o tipo de cuidado com a segurança que traz confiança e credibilidade à marca, tanto entre fornecedores como parceiros, colaboradores e, claro, o público.
Outra vantagem de contar com esse túnel privado para a troca de informações é que fica muito mais fácil gerenciar e monitorar o uso de informações sensíveis por funcionários e colaboradores.
Como é quase impossível que haja o comprometimento de dados no caminho entre as duas pontas, falhas humanas e casos de uso indevido de documentos podem ser rastreados com mais facilidade — todos esses processos confinados dentro do sistema.
E se é mais fácil identificar anomalias no uso dos dados, também é mais simples encontrar brechas sendo exploradas por criminosos e outros tipos de ameaça externa. Como o tráfego de informações é criptografado, suas ações de segurança podem focar nas pontas do sistema, seja a rede interna do escritório ou dispositivos específicos acessando documentos à distância.
Com um sistema melhor gerenciado, mais seguro e garantido pela criptografia, o gestor de TI tem mais ferramentas e tempo disponível para focar na otimização de processos, na relação de confiança entre sistemas e, por consequência, no aumento geral de produtividade da empresa.
É uma arma que você tem para transformar uma solução tecnológica em um motivador por economia, inovação e disrupção em todos os departamentos.
Se você procura mais estabilidade de conexão e segurança para a operação e gestão da nuvem, o link privado é uma solução importante para a sua empresa. Mas podemos especificar ainda mais em que situações uma VPN pode contribuir para o sucesso da empresa:
A melhor forma de garantir a segurança no uso de ADs hospedados na nuvem é por meio de links privados ou conexões VPN. Dados confidenciais ou sensíveis para a operação ficam armazenados em um sistema de alto rendimento sem a preocupação de brechas que permitam roubo de informações — já que, para qualquer acesso, será exigida a chave de criptografia.
O link privado pode ser uma ótima solução para comunicação confiável, estável e segura entre filiais, escritórios diferentes ou departamentos que não estejam todos integrados em uma mesma rede. É uma forma de criar um canal tão protegido de ameaças externas quanto seria uma rede interna corporativa.
Se você pretende implementar ou já gerencia modelos como BYOD e trabalho remoto na sua empresa, o link privado se transforma em mais uma camada de proteção sem prejudicar a produtividade.
Nesse cenário, apenas os aplicativos monitorados com credenciais verificadas poderão visualizar e editar documentos dentro do sistema. Essa não só é uma solução para uma gestão de dados segura como pode ser um novo passo tecnológico para impulsionar o crescimento da sua empresa.
A questão da segurança de dados hoje é tão importante que não se recomenda o link privado apenas para gestão de informações que já são públicas ou que não afetam a operação do negócio. Por exemplo, quando o site da empresa é hospedado em um servidor na nuvem, não faz sentido utilizar uma VPN para visualização de código e arquivos.
Mas, como estamos acompanhando nos últimos anos, é a gestão dos dados sensíveis para um negócio que se torna cada vez mais vital para o sucesso em um mercado transformado digitalmente. Se você quer, ao mesmo tempo, garantir a segurança do seu sistema e aumentar a produtividade de todos os departamentos, o link privado pode ser a solução que você precisa!
Gostou da dica? Quer ficar ainda mais informado sobre como garantir segurança, estabilidade e confiança na gestão de dados da sua empresa? Então, assine a nossa newsletter! Você vai receber diretamente no seu e-mail mais artigos como este!