Como a nuvem ajuda na continuidade de negócios

A continuidade de negócios e a tecnologia da nuvem andaram lado a lado em 2020. Com a crise gerada pelo Covid-19, muitas empresas tiveram que se reinventar durante a pandemia, mudando radicalmente seus processos e serviços. As organizações que estavam habituadas a inovação gerada pela cloud computing foram as que menos sofreram o impacto do período. E a gente explica por que.

Continuidade e nuvem para seguir em frente

O objetivo da continuidade é estabelecer uma estratégia para recuperar ou evitar a perda dos negócios. Nesses casos, o plano atua diretamente nas funções e atividades vitais da empresa. Para os profissionais de TI, a tarefa é mais complexa: manter as operações em andamento em caso de mudanças bruscas, como problema nos equipamentos, falha de software, queda de link, por exemplo – situações que podem interromper o trabalho da empresa, dos clientes e ainda gerar prejuízo a cada segundo sem resolução.

A computação em nuvem se torna uma solução estratégica por causa da sua natureza:

  • Não depender de um único equipamento físico para se manter acessível: a redundância de informações da nuvem permite uma operação contínua, sem que a manutenção ou falha de um hardware interrompa as atividades.
  • Conectividade: um servidor cloud pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet, sem a necessidade de estar presente em um local físico para acessar os dados necessários.
  • Escalabilidade de recursos: se o seu projeto precisar de mais recursos para execução, ou de mais espaço em disco para armazenar arquivos, com poucos cliques é possível ampliá-los, sem a necessidade de compra e troca de hardware para isso.

Nuvem não é garantia de continuidade

É claro que os serviços em nuvem oferecem inúmeras soluções para que a continuidade dos negócios aconteça. Mas ela é apenas uma parte do processo de continuidade – usando uma figura de linguagem, a nuvem seria o carro que vai levar você ao destino que quiser. Mas de que adianta ter um carro se não souber guia-lo? Por isso é importante observar alguns pontos:

  1. Você tem um bom serviço de backup e restore para casos de invasão, vírus e sequestro de dados?
  2.  A sua nuvem está em um data center próximo? A proximidade traz alguns benefícios, como maior velocidade, menor latência e suporte técnico mais próximo quando necessário.
  3. A sua equipe está qualificada para operar os serviços em nuvem? Treinamento de boas práticas e utilização de VPNs são extremamente eficazes para ampliar a segurança dos dados.

Continuidade com Cloud VMware na Under

A Under está há quase duas décadas no mercado, atuando com o que há de melhor em inovação na nuvem. Uma dessas inovações é o VMware, uma poderosa ferramenta de gestão que torna a cloud computing mais ágil. A Under também oferece o Backup Service como solução para manter seus arquivos e máquinas virtuais em segurança. Além disso, o cliente Under conta com diversos benefícios para garantir a continuidade dos seus negócios. Fale com a nossa equipe e conheça todas elas.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais