7 motivos para contratar uma consultoria em cloud

Lidar com a chamada transformação digital e os ganhos oferecidos por ela se tornou uma necessidade de sobrevivência para muitas empresas nos últimos anos. Porém, como conseguir a migração perfeita, que extraia o potencial máximo da nuvem na sua rotina de trabalho? Uma ótima resposta para essa pergunta está na consultoria em cloud.

Neste artigo, vamos contar por que ela é importante e por que você deveria pensar em contratar uma agora mesmo! Vamos começar?

Qual é a importância da consultoria em cloud?

Antes de listar os motivos para apostar na consultoria em cloud, nós temos que entender por que isso importa. Por que não simplesmente contratar um serviço de nuvem e implementá-lo por conta própria?

A resposta dessa questão vem de uma necessidade interminável em qualquer negócio que trabalhe com produtos e serviços digitais: a busca por otimização de recursos e processos sem que isso afete a qualidade. Não há como se manter consolidado no mercado por muito tempo se os concorrentes conseguem entregar algo semelhante mais rápido e gastando menos.

A nuvem está sim disponível para o uso e não faltam opções para contratar. Mas, com um uso básico dessa estrutura, não é possível usufruir de todos os benefícios que ela oferece. Como identificar qual ferramenta vamos usar na hora certa? Para as empresas, a resposta para esse tipo de pergunta está atrelada à eficiência de custo e às outras vantagens.

Ao escolher uma consultoria, sua empresa ganha mais inteligência para usar os recursos da nuvem e alcançar o melhor resultado para o negócio. Isso trará eficiência de custo, escalabilidade, disponibilidade e diversas outras vantagens que detalharemos mais a seguir. É uma questão de tirar o máximo proveito da nuvem para as necessidades do seu negócio.

Quais são os 7 motivos para contratar uma consultoria em cloud?

Então, podemos entrar em mais detalhes no que faz a consultoria em cloud um investimento necessário para empresas que buscam extrair o máximo da tecnologia que contratam e adquirem. Como dissemos, são vantagens que convergem na busca por otimização e podemos citar as 7 mais importantes:

1. Eficiência de custo

O que mais se espera de uma consultoria tecnológica é conseguir a melhor estrutura pelo menor preço possível. Quando se adquire hardware, por exemplo, isso significa pesar o custo-benefício e negociar condições de pagamento. Contudo, em um modelo recorrente de serviço, o foco é um pouco diferente.

Aqui, o importante é conseguir não o melhor ou o mais potente, mas os componentes que se adequem mais ao fluxo produtivo da empresa. Ferramentas, conexão, sistema, virtualização, armazenamento — tudo isso deve ser contratado de acordo com o que você precisa para encurtar processos e facilitar o desenvolvimento.

Só uma empresa especializada é capaz de levantar esses dados em todos os seus aspectos e indicar qual é a melhor solução para cada etapa desse processo.

2. Migração facilitada

Mesmo que não seja um processo tão complicado, a forma como sua empresa migra para a nuvem pode definir a otimização de seu uso no futuro. Se essa transição for desorganizada ou apressada, é possível que você precise de uma nova grande reformulação no futuro para não desperdiçar dinheiro e recursos.

Uma consultoria em cloud, quando feita com empresas experientes e com expertise, permite a elaboração de um plano de migração seguro, organizado e estruturado em etapas. Dessa forma, seu negócio garante o potencial máximo da nuvem desde o primeiro dia.

3. Escalabilidade pré-configurada

A escalabilidade de recursos é um dos maiores argumentos de venda da nuvem: uma empresa é capaz de, em alguns cliques, aumentar exponencialmente sua estrutura para atender a picos de demanda, sem precisar necessariamente aumentar de forma proporcional os gastos e os esforços dos profissionais.

Parece fácil, mas só é assim quando o provedor de nuvem oferece um serviço de qualidade e o seu sistema como um todo já está preparado para lidar com esse processo. Para garantir as duas coisas, a consultoria em cloud é uma grande aliada.

4. Disponibilidade adequada à demanda

Quanta infraestrutura você precisa hoje para atender ao seu público? Quanto você vai precisar daqui a cinco, dez anos? Esse tipo de planejamento é essencial para quem quer crescer de forma sustentável, mas nem sempre é um processo simples para quem já tem que lidar com uma rotina de trabalho intensa.

A consultoria pode tirar esse peso das suas costas e fazer o planejamento por você. Da sua parte e dos profissionais da empresa, basta utilizar esses dados como fonte para traçar uma estratégia de crescimento utilizando a cloud computing.

5. Microsserviços

Uma tendência atual de desenvolvimento em nuvem é a troca de grandes ferramentas abrangentes por arquitetura de microsserviços, quando cada aplicação funciona de forma precisa e dedicada a determinada função.

A grande sacada desse modelo é dar mais flexibilidade para a forma como esses módulos se conversam para agilizar o desenvolvimento. Partes desnecessárias podem ser descartadas para economizar e realocar esse capital em funcionalidades mais importantes. Uma consultoria em cloud poderá escolher, estruturar e implementar um sistema baseado em microsserviços para aumentar a rapidez e a qualidade da sua entrega.

6. Backups garantidos

O uso de backups na nuvem hoje é fundamental para qualquer negócio que não quer lidar com desastres originados da perda de dados. Mas armazenar cópias e criar redundâncias de qualquer jeito não garante que você terá um sistema confiável.

O que uma consultoria em cloud pode fazer é levantar e delimitar duas métricas importantes para garantir o sucesso de recuperação em casos de desastre:

  • o Recovery Point Objective, ou RPO, define em quanto tempo antes de uma falha ou desastre alterações de dados podem ser perdidas para que o sistema seja recuperado;
  • o Recovery Time Objective, ou RTO, determina quanto tempo a empresa tem para recuperar aplicações e dados que foram comprometidos a um estado operacional antes que haja prejuízo para a operação.

7. Segurança

O assunto segurança é prioritário em empresas que planejam a sua transformação digital e a migração para a nuvem. Por isso, ela é mais um ponto a se pensar na hora de decidir contratar uma consultoria.

A cloud computing é hoje uma tecnologia muito segura, com provedoras investindo em equipamentos mais modernos e equipes de segurança dedicadas. No entanto, isso depende do modelo escolhido, da empresa contratada e da implementação bem-feita.

A equação que equilibra todos esses fatores não é sempre simples de fazer por profissionais que já precisam lidar com suas rotinas no dia a dia. Deixar a cargo de uma boa consultoria em cloud pode ser a forma perfeita de tirar o peso das suas costas e garantir o sistema mais seguro possível.

Quais são as dificuldades que a empresa pode ter na hora de migrar?

Quando uma empresa decide fazer a migração para a nuvem por conta própria, ela pode esbarrar em uma série de dificuldades que irão pôr em cheque a qualidade da implementação.

Geralmente, profissionais têm pouco tempo para elaborar um plano completo, já que estão constantemente trabalhando na melhoria do seu produto. Um planejamento inicial incompleto gera demora nas etapas de migração, dificuldade de encontrar uma harmonia entre as soluções contratadas e muita gambiarra para encaixar esse novo sistema nos seus processos atuais.

Uma consultoria em cloud pode eliminar todos esses pontos problemáticos. É o tipo de empresa que fará um levantamento da sua estrutura, do seu fluxo de trabalho e das suas necessidades de entrega. Dessa forma, ela garantirá a melhor solução de nuvem para alavancar a qualidade e a agilidade do seu trabalho.

O que você está esperando, então, para contratar uma consultoria em cloud? Entre em contato conosco agora! A Under vai acompanhar você nesse processo e vai garantir uma transformação digital completa para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *