A computação em nuvem permite que PMEs tenham acesso à infraestrutura necessária sem gastos exorbitantes.
Que a computação em nuvem é uma tendência em alta, todo mundo já sabe. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que essa solução só traz benefícios para as grandes corporações.
Ledo engano.
Afinal, as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar (e muito) do cloud computing. Seja para economizar em seus processos ou para aumentar a sua produtividade. Ou seja, as vantagens das soluções em nuvem beneficiam qualquer empresa, de qualquer tipo e em qualquer segmento. Quer saber como?
Então continue a leitura e descubra!
A computação em nuvem entrega processamento de dados, armazenamento e execução de tarefas de acordo com as necessidades de cada cliente. E isso só é possível por causa de uma série de servidores interligados que compartilham esses recursos entre si.
Imagine, por exemplo, que você precisa executar um software no seu computador, mas isso não é possível porque o aplicativo pede mais espaço em HD e um processador mais veloz.
Ao invés de comprar um novo PC - o que só geraria mais gastos desnecessários - você pode, simplesmente, contratar os recursos necessários para executar o programa que deseja, fornecidos por outros computadores na nuvem. E ainda economiza com isso.
As principais vantagens das soluções em nuvem para PMEs envolvem:
A computação em nuvem oferece recursos de hardware e software de uma forma muito muito menos burocrática e mais acessível do que investir em novos equipamentos.
Se a sua empresa está começando agora ou está achando muito alto o custo de manutenção do servidor interno, a nuvem, certamente, é a solução ideal para você.
Precisa de mais memória RAM para executar suas tarefas? Ou espaço em disco para banco de dados? A nuvem permite que você expanda recursos quase que instantaneamente.
Também é possível economizar espaço em momentos que não são necessários, por exemplo, reduzindo o processamento de sua cloud em períodos de menos acessos.
Leia mais: O que é escalabilidade em serviços de nuvem?
Diferentemente do que muitos acreditam, o ambiente em nuvem é um dos mais seguros para confiar os dados da sua empresa. Afinal, como as informações são compartilhadas com diversas máquinas interconectadas, caso uma delas tenha uma falha, suas operações continuam em funcionamento, sem perdas de arquivos ou paradas indesejadas.
A computação em nuvem oferece diferentes soluções para diferentes demandas do dia a dia de quem trabalha com TI ou depende dos serviços dessa tecnologia.
Nesse sentido, as soluções estão divididas em três categorias:
Indicado para as empresas que precisam de um HD virtual para armazenar documentos importantes, montagem de uma biblioteca de imagens, configuração de uma rede privada virtual (VPN), realização de processamento de operações, dentre outros.
A PaaS é, basicamente, a criação de um ambiente favorável à programação e ao desenvolvimento de aplicações. Com isso, os desenvolvedores podem se focar mais na gestão e criação de softwares, sem se preocupar com recursos de hardware disponíveis.
É a categoria mais popular da nuvem. Nela, serviços como o Google Apps, Office 365, Skype, e tantos outros são executados e manuseados por milhões de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, ela abrange desde aplicações mais comuns até grandes produtos.
Serviços como Facebook, Instagram, Spotify e Netflix só existem por causa dela.
O conteúdo acima revela apenas algumas das vantagens da computação em nuvem para pequenas e médias empresas. Mas, se você quiser mais detalhes, dicas e exemplos, é só baixar o material que a gente preparou especialmente para você.
Por lá, você irá encontrar:
Baixe agora mesmo e fique por dentro das novidades do mercado.