O que é escalabilidade em serviços de nuvem?
Um dos consensos entre especialistas na área de TI é que, sem a capacidade de escalabilidade na nuvem, as organizações passariam por um processo muito difícil na execução de tarefas e alcance de projetos. Se por um lado a pandemia do Covid-19 criou uma crise sem precedentes na economia e na sociedade, por outro lado ajudou muitas empresas a entenderem o que é nuvem e como a cloud computing pode ajudar nos negócios.
Escalabilidade na nuvem
Quem já trabalha com serviços na nuvem conhece bem o conceito de escalabilidade. Um servidor cloud é um ambiente virtual gerado com recursos compartilhados entre diversos servidores físicos. Por conta disso, os recursos da nuvem como processamento, armazenamento e memória RAM podem ser ampliados ou reduzidos de acordo com a necessidade do projeto.
Na prática, funciona assim: você contratou um servidor cloud para implementar um software de CRM. Quanto mais clientes você tiver, maior é a necessidade de armazenamento de informações. Assim, você pode solicitar mais espaço em disco. É possível também ampliar a capacidade de processamento da nuvem em horários de alta demanda, ou reduzir em períodos de baixa operação – resultando em economia.
Serviços de nuvem em tempos de home-office
Foi exatamente por conta da escalabilidade que a nuvem permitiu que as empresas pudessem migrar para o trabalho remoto. Com um ambiente virtual com facilidade de ampliar sua infraestrutura, ficou mais fácil ter acesso às informações corporativas, ampliando a confiança das organizações nas ferramentas e facilidades da computação em nuvem.
Escalabilidade da nuvem na Under
Na Under, você não precisa solicitar para uma equipe escalar seu servidor cloud. A nuvem da Under oferece mais autonomia na gestão do seu ambiente com uma série de possibilidades à disposição. Fale com a nossa equipe e faça sua empresa dar um salto tecnológico até às nuvens.
Deixe um comentário