Como a computação em nuvem pode alavancar pequenas e médias empresas

Como a computação em nuvem pode alavancar pequenas e médias empresas

A computação em nuvem permite que PMEs tenham acesso à infraestrutura necessária sem gastos exorbitantes.

Que a computação em nuvem é uma tendência em alta, todo mundo já sabe. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que essa solução só traz benefícios para as grandes corporações.

Ledo engano. 

Afinal, as pequenas e médias empresas também podem se beneficiar (e muito) do cloud computing. Seja para economizar em seus processos ou para aumentar a sua produtividade. Ou seja, as vantagens das soluções em nuvem beneficiam qualquer empresa, de qualquer tipo e em qualquer segmento. Quer saber como? 

Então continue a leitura e descubra!

Mas afinal, o que é a nuvem?

A computação em nuvem entrega processamento de dados, armazenamento e execução de tarefas de acordo com as necessidades de cada cliente. E isso só é possível por causa de uma série de servidores interligados que compartilham esses recursos entre si. 

Imagine, por exemplo, que você precisa executar um software no seu computador, mas isso não é possível porque o aplicativo pede mais espaço em HD e um processador mais veloz. 

Ao invés de comprar um novo PC - o que só geraria mais gastos desnecessários - você pode, simplesmente, contratar os recursos necessários para executar o programa que deseja, fornecidos por outros computadores na nuvem. E ainda economiza com isso.

Dados sobre a computação em nuvem

  • O investimento em nuvem pelas empresas em 2021 chegou a US$ 73 bilhões;
  • A previsão é que o investimento em nuvem cresça 20% em 2022;
  • Até 2024, a nuvem vai representar mais de 14,2% do investimento em TI. 

 FONTE: IPNEWS

Como as soluções em nuvem ajudam pequenas e médias empresas?

As principais vantagens das soluções em nuvem para PMEs envolvem:

Economia

A computação em nuvem oferece recursos de hardware e software de uma forma muito muito menos burocrática e mais acessível do que investir em novos equipamentos. 

Se a sua empresa está começando agora ou está achando muito alto o custo de manutenção do servidor interno, a nuvem, certamente, é a solução ideal para você.

Escalabilidade

Precisa de mais memória RAM para executar suas tarefas? Ou espaço em disco para banco de dados? A nuvem permite que você expanda recursos quase que instantaneamente. 

Também é possível economizar espaço em momentos que não são necessários, por exemplo, reduzindo o processamento de sua cloud em períodos de menos acessos.

Leia mais: O que é escalabilidade em serviços de nuvem?

Segurança

Diferentemente do que muitos acreditam, o ambiente em nuvem é um dos mais seguros para confiar os dados da sua empresa. Afinal, como as informações são compartilhadas com diversas máquinas interconectadas, caso uma delas tenha uma falha, suas operações continuam em funcionamento, sem perdas de arquivos ou paradas indesejadas.

Soluções em nuvem para pequenas e médias empresas

A computação em nuvem oferece diferentes soluções para diferentes demandas do dia a dia de quem trabalha com TI ou depende dos serviços dessa tecnologia. 

Nesse sentido, as soluções estão divididas em três categorias:

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Indicado para as empresas que precisam de um HD virtual para armazenar documentos importantes, montagem de uma biblioteca de imagens, configuração de uma rede privada virtual (VPN), realização de processamento de operações, dentre outros. 

Plataforma como Serviço (PaaS)

A PaaS é, basicamente, a criação de um ambiente favorável à programação e ao desenvolvimento de aplicações. Com isso, os desenvolvedores podem se focar mais na gestão e criação de softwares, sem se preocupar com recursos de hardware disponíveis. 

Software como Serviço (SaaS)

É a categoria mais popular da nuvem.  Nela, serviços como o Google Apps, Office 365, Skype, e tantos outros são executados e manuseados por milhões de pessoas ao redor do mundo. Ou seja, ela abrange desde aplicações mais comuns até grandes produtos.

Serviços como Facebook, Instagram, Spotify e Netflix só existem por causa dela.

Nuvem para PMEs: como dar um salto tecnológico nos seus negócios?

O conteúdo acima revela apenas algumas das vantagens da computação em nuvem para pequenas e médias empresas. Mas, se você quiser mais detalhes, dicas e exemplos, é só baixar o material que a gente preparou especialmente para você.

Por lá, você irá encontrar:

  • Números, dados e tendências do mercado;
  • Dicas de escalabilidade para o seu negócio;
  • Motivos para migrar para nuvem;
  • Tipos de nuvem existentes;
  • E muito mais!

Baixe agora mesmo e fique por dentro das novidades do mercado.Como as soluções em nuvem ajudam a pequenas e médias empresas. Baixe o e-book!

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais