Você conhece os processadores Intel Xeon Scalable?

A Intel anunciou no segundo semestre do ano passado o lançamento de sua nova linha de processadores de alto desempenho, a família Intel Xeon Scalable. A novidade representa um salto em performance no segmento de data centers, mas você sabe o que estes processadores podem entregar para a infraestrutura de sua empresa?

De acordo com a própria Intel, os processadores Xeon Scalable representam um novo padrão em plataformas convergentes, capaz de integrar o mais moderno em computação, storage, memória, rede e segurança, em um salto de qualidade para os data centers.

O que tem “debaixo do capô” dos Intel Xeon Scalable?

Designado para atender uma gama variada de aplicações, a linha Intel Xeon Scalable chega para atender clientes que desejam levar sistemas de missão crítica (analytics, inteligência artificial) para a nuvem.

A linha é dividida em quatro categorias (tiers): Bronze, Silver, Gold e Platinum. Como é de se imaginar, quanto mais “valioso” o metal da linha, mais poderoso e mais recursos – mais núcleos, mais frequência, memória DDR mais rápida, mais RAS (confiabilidade, disponibilidade e serviço) – ele possui. Isso ocorre por meio de uma nova microarquitetura em seus núcleos, assim como um subsistema de memória redesenhado.

Para isso, ele inclui tecnologias como otimizador de workloads Intel AVX-512, assim como features já conhecidos e aprovados como a arquitetura Mesh, Intel QuickAssist e os SSDs Intel Optane. Ele também possui a tecnologia Omni-Path integrada, entregando uma banda de transferência de dados de até 100 Gb/s.

Além dos ganhos nítidos de performance, fisicamente o Scalable também foi reforçado, podendo oferecer até 28 núcleos de processamento e memória de até 6 terabytes. As novas CPUs conseguem entregar até 4,2 vezes mais de máquinas virtuais se comparadas com a da linha Xeon anterior. Configurado para uma melhor interação com storage, ele entrega 5 vezes mais IOPS, com 70% a menos de latência.

O que os Intel Xeon Scalable entregam para uma empresa?

Otimizados para performance, escalabilidade e resiliência, a nova família de processadores Intel tem o objetivo de entregar o máximo em desempenho, tanto em cenários para alta densidade de dados e memória, assim como setups flexíveis com maior capacidade de I/O. Baseado na tecnologia Intel Data Center Blocks, os processadores são altamente customizáveis em seus recursos (rede, storage, software), atendendo sob medida as demandas do usuário para um servidor dedicado.

Por meio de sua parceria com a Intel, a Under foi uma das primeiras empresas de infraestrutura do país a receber o novo hardware. No final de 2017, a empresa passou a utilizar estes processadores em sua infraestrutura de cloud pública, e no primeiro trimestre de 2018 passa a oferecer a linha Intel Xeon Scalable como servidor dedicado.

E aí, ficou interessado? Para saber mais sobre a linha Intel Xeon Scalable, confira os servidores dedicados da Under. Para saber mais informações sobre tecnologia, data center e gestão de TI, não deixe de assinar a newsletter do Blog da Under!

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais