RTO: saiba o que é e fique atento

Uma das principais preocupações das empresas quando resolvem migrar seus dados para um servidor dedicado ou cloud em um datacenter é a segurança. Afinal, estamos em um momento em que os ataques do tipo ransomware estão crescendo, e junto com ele os prejuízos das empresas que paralisaram suas atividades por causa de ciberataques. Porém, dentre as preocupações com protocolos de segurança e sistemas de backup, existe uma informação que pode passar despercebida: o RTO. 

Mas afinal, o que é RTO?

O significado de RTO é Recovery Time Objective, cuja tradução em português seria Objetivo do Tempo de Recuperação. Basicamente, é um índice que mede o tempo de indisponibilidade de um ambiente ou de um servidor logo após uma falha. Quanto mais alto for o RTO, maior o tempo fora do ar e, por consequência, maior também é a perda econômica para a empresa. 

Estratégia de backup

Entender o que é RTO ajuda a decidir qual será a melhor estratégia de backup para sua empresa. As principais ferramentas de backup e restore do mercado permitem que você faça a recuperação total dos dados do servidor, ou restaurar apenas o que for essencial para a retomada dos trabalhos (como aplicativos e dados de extrema importância). Essa definição é conhecida como RPO – Recovery Point Objective, ou Ponto Objetivo de Recuperação)

O que vai definir qual estratégia adotar será o RTO. Se a sua empresa trabalha com um grande volume de dados, a recuperação total do ambiente terá um RTO alto, demorando mais tempo para as atividades retornarem. Se optar por restaurar o básico, o RTO será menor, e mais rápido seu ambiente volta ao ar. 

RTO zero existe?

Outra estratégia de backup adotada pelas empresas é ter um servidor-espelho. Em suma, é um segundo servidor cuja função é replicar todos os dados do servidor principal. Em caso de desastre, falha ou sequestro de dados, bastaria fazer o direcionamento de DNS e acessos para o servidor-espelho. Com isso, seu RTO chega próximo de zero e suas perdas são praticamente nulas. 

Backup e Restore na Under

A Under conta com o Commvault, uma das soluções mais conceituadas no mundo em backup. Com ele você pode automatizar rotinas de backup, escolher onde salvar seus arquivos de recuperação (no servidor, na nuvem ou em object storage) e muito mais. Além disso, é possível ter um servidor-espelho em um datacenter Under, podendo hospedá-lo junto ao servidor principal ou em outro datacenter Under, ampliando ainda mais a segurança dos seus dados. Para saber mais, fale agora com a nossa equipe.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais