Por que você deve se preocupar com a pirataria?
Um levantamento realizado pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) apurou que, só em 2020, o uso de softwares ilegais causou R$ 287 bilhões de prejuízo no Brasil. O país está no 5º lugar no ranking global de acessos a sites de pirataria, de acordo com o relatório da empresa de cibersegurança Akamai.
Mas o que isso tem a ver com a sua empresa? Principalmente se você preza pela segurança de dados do seu servidor dedicado ou servidor cloud.
Pirataria X Segurança
Basicamente, um software pirata é a cópia não autorizada de um aplicativo ou sistema, em sua maioria pagos. Esse software sofre uma modificação nos arquivos do sistema para “quebrar” os bloqueios do licenciamento e permitir sua execução sem limitação de tempo de uso ou de recursos.
A falsa vantagem de utilizar um software licenciado de graça pode ter consequências negativas graves para a sua empresa.
Problemas gerados por um software pirata
- Violação de direitos autorais: sistemas e aplicações pagas são protegidas pela lei de direitos autorais, e o uso de softwares piratas pode ser considerado crime.
- Falta de suporte: Se você precisar de ajuda para resolver um problema ou ter uma explicação mais detalhada sobre como determinado recurso funciona, quem mais entende daquele software não vai poder ajudar.
- Falta de atualizações: Além de não contar com o suporte técnico da desenvolvedora, o usuário não consegue atualizar sua aplicação ou sistema pirata, perdendo funcionalidades e abrindo brechas de segurança no servidor.
- Invasão de servidor: o mesmo arquivo de sistema que permite a você utilizar um software pago de maneira gratuita, pode ser o responsável pela entrada de vírus e ransomwares em seu ambiente de trabalho. E aí, a “economia” que você estava tendo com um programa ilegal pode virar um prejuízo através de vazamento e sequestro de dados.
Falou em segurança, falou na Under
A Under, além de orientar seus clientes quanto ao uso de softwares originais, possui condições especiais na aquisição de licenças de softwares, como o SQL Server, por exemplo. E para aqueles que, mesmo utilizando aplicativos originais, se preocupam com segurança, a Under possui uma série de soluções para a proteção de dados, como Firewall, Anti-DDoS e sistemas de backup.
Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe por este link.
Deixe um comentário