Por que você deve se preocupar com a pirataria?

Um levantamento realizado pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) apurou que, só em 2020, o uso de softwares ilegais causou R$ 287 bilhões de prejuízo no Brasil. O país está no 5º lugar no ranking global de acessos a sites de pirataria, de acordo com o relatório da empresa de cibersegurança Akamai.

Mas o que isso tem a ver com a sua empresa? Principalmente se você preza pela segurança de dados do seu servidor dedicado ou servidor cloud.

Pirataria X Segurança

Basicamente, um software pirata é a cópia não autorizada de um aplicativo ou sistema, em sua maioria pagos. Esse software sofre uma modificação nos arquivos do sistema para “quebrar” os bloqueios do licenciamento e permitir sua execução sem limitação de tempo de uso ou de recursos.

A falsa vantagem de utilizar um software licenciado de graça pode ter consequências negativas graves para a sua empresa.

Problemas gerados por um software pirata

  • Violação de direitos autorais: sistemas e aplicações pagas são protegidas pela lei de direitos autorais, e o uso de softwares piratas pode ser considerado crime.
  • Falta de suporte: Se você precisar de ajuda para resolver um problema ou ter uma explicação mais detalhada sobre como determinado recurso funciona, quem mais entende daquele software não vai poder ajudar.
  • Falta de atualizações: Além de não contar com o suporte técnico da desenvolvedora, o usuário não consegue atualizar sua aplicação ou sistema pirata, perdendo funcionalidades e abrindo brechas de segurança no servidor.
  • Invasão de servidor: o mesmo arquivo de sistema que permite a você utilizar um software pago de maneira gratuita, pode ser o responsável pela entrada de vírus e ransomwares em seu ambiente de trabalho. E aí, a “economia” que você estava tendo com um programa ilegal pode virar um prejuízo através de vazamento e sequestro de dados.

Falou em segurança, falou na Under

A Under, além de orientar seus clientes quanto ao uso de softwares originais, possui condições especiais na aquisição de licenças de softwares, como o SQL Server, por exemplo. E para aqueles que, mesmo utilizando aplicativos originais, se preocupam com segurança, a Under possui uma série de soluções para a proteção de dados, como Firewall, Anti-DDoS e sistemas de backup.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe por este link.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais