Em algum momento você já deve ter esbarrado com o conceito de multicloud. Ou já deve ter colocado isso em prática em algum projeto – utilizar duas ou mais clouds públicas executando diferentes aplicações para gerar o resultado esperado. Para empresas maiores, dividir operações em mais de uma nuvem se torna inevitável por conta do volume de processos. Ao mesmo tempo, é necessário entender a necessidade de uma arquitetura multicloud em sua empresa.
Líderes e especialistas da área de TI entendem que existem muitas complexidades ao lidar com a integração de nuvens seguras e robustas, e que as empresas devem explorar ao máximo os recursos existentes no seu provedor de nuvem principal. A busca pela multicloud acontece quando os recursos se tornam finitos. Segundo Travis Campbell, consultor de Big Data, “empresas que fazem ‘multicloud’, mas tratam-na realmente como uma nuvem única para cada linha de negócios, são um caso especial aqui. Por exemplo, o financeiro pode ter aplicativos na nuvem X, enquanto a engenharia está implantando na nuvem Y, e não há polinização cruzada de trabalho e dados. É multicloud sem problemas difíceis”.
Apesar das operações em diferentes nuvens existirem, a integração entre elas para fornecer um único serviço se torna estratégico. Os especialistas apontam que o investimento nesse ponto só deve ser considerado se ele oferecer inovação, valor e melhorias de desempenho aos clientes.
Antes de sair em disparada na busca de multicloud, é preciso responder a três perguntas essenciais:
Na Under, os servidores cloud contam com um conjunto de ferramentas completo para gestão de nuvens, que conta com APIs para integração com diversos serviços e automação baseada em DevOPs. Isso permite que você crie diferentes VMs para execução de tarefas e ainda interliga-las através de VPN. A cloud da Under está preparada para suprir qualquer demanda. Fale com a nossa equipe e descubra.