Multicloud: entenda o que será o futuro da nuvem

Em algum momento você já deve ter esbarrado com o conceito de multicloud. Ou já deve ter colocado isso em prática em algum projeto – utilizar duas ou mais clouds públicas executando diferentes aplicações para gerar o resultado esperado. Para empresas maiores, dividir operações em mais de uma nuvem se torna inevitável por conta do volume de processos. Ao mesmo tempo, é necessário entender a necessidade de uma arquitetura multicloud em sua empresa.

Multicloud não é decisão, é consequência

Líderes e especialistas da área de TI entendem que existem muitas complexidades ao lidar com a integração de nuvens seguras e robustas, e que as empresas devem explorar ao máximo os recursos existentes no seu provedor de nuvem principal. A busca pela multicloud acontece quando os recursos se tornam finitos. Segundo Travis Campbell, consultor de Big Data, “empresas que fazem ‘multicloud’, mas tratam-na realmente como uma nuvem única para cada linha de negócios, são um caso especial aqui. Por exemplo, o financeiro pode ter aplicativos na nuvem X, enquanto a engenharia está implantando na nuvem Y, e não há polinização cruzada de trabalho e dados. É multicloud sem problemas difíceis”.

Arquitetura entre nuvens é o diferencial

Apesar das operações em diferentes nuvens existirem, a integração entre elas para fornecer um único serviço se torna estratégico. Os especialistas apontam que o investimento nesse ponto só deve ser considerado se ele oferecer inovação, valor e melhorias de desempenho aos clientes.

Três perguntas antes de implementar a multicloud

Antes de sair em disparada na busca de multicloud, é preciso responder a três perguntas essenciais:

  • Sua nuvem atual dá conta de todas as ferramentas que você precisa? Se sim, você não precisa se preocupar tão cedo com uma multicloud.
  • Sua nuvem oferece suporte a uma arquitetura multicloud? Isso envolve a utilização de aplicações DevOPs e, segundo especialistas, evitar ferramentas proprietárias de provedores de serviços em nuvem.
  • A adoção de uma multicloud em seus negócios irá agregar valor e inovação aos seus clientes? Se a resposta for sim, significa que é hora de estruturar o ambiente.

Servidor Cloud do futuro na Under

Na Under, os servidores cloud contam com a tecnologia VMware, um conjunto de ferramentas completas para gestão de nuvens, que conta com APIs para integração com diversos serviços e automação baseada em DevOPs. O VMware permite que você crie diferentes VMs para execução de tarefas e interliga-las através de VPN. A cloud da Under está preparada para suprir qualquer demanda. Fale com a nossa equipe e descubra.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais