Cloud Computing: como ter sucesso com o trabalho híbrido?

Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, as empresas tiveram que se adaptar a novos modelos de trabalho para continuarem competitivas. No entanto, essa se mostrou uma tarefa difícil, por envolver não só uma mudança de infraestrutura e logística, mas também de mentalidade. Segundo a pesquisa “Hybrid Work Employee Survey 2021“, do Gartner, os atuais modelos de trabalho estão sendo mais prejudiciais aos colaboradores do que benéficos.

“Novo normal” não é o “antigo normal”

A principal reclamação dos mais de 2,4 mil entrevistados para a pesquisa foi que as organizações apenas virtualizaram o ambiente de trabalho, mantendo as mesmas práticas de antes, adotando sistemas de monitoramento e ampliando as reuniões. O resultado direto foi uma queda de desempenho na produtividade por conta do aumento da fadiga. Segundo Alexia Cambon, Diretora de Prática de RH do Gartner, quando os funcionários experimentam altos níveis de fadiga, o desempenho deles diminui em até 33%, a sensação de inclusão diminui em até 44% e os funcionários têm menos 54% de probabilidade de permanecer com seu empregador”.

Qual é a solução?

A própria pesquisa do Gartner aponta três pilares na criação de um modelo de trabalho híbrido para reduzir a fadiga e aumentar a produtividade das equipes:

1) Oferecer possibilidades de flexibilidade: permitir que o colaborador escolha onde, quando e como trabalhar. O objetivo é proporcionar um equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal. As empresas mais flexíveis, apontadas pelo estudo, possuem três vezes mais chances de ampliar o desempenho das equipes.

2) Permitir a colaboração intencional: Um dos pontos que gestores utilizam para justificar a volta do trabalho presencial é a de que a sinergia entre as pessoas estimula a inovação. No entanto, os dados do Gartner dizem o contrário: o trabalho assíncrono se torna tão importante quanto para aumentar a inovação da equipe.

3) Gestão com empatia: gestores que entendem as dores dos seus funcionários conseguem melhorar a produtividade de seus times. Isso nem sempre acontece, ainda mais quando gestores e diretores se mostram distantes das operações de suas equipes.

Trabalho híbrido com os servidores cloud da Under

Uma das formas de ampliar as possibilidades do trabalho híbrido é criar ambientes flexíveis de operação. E isso é possível através da computação em nuvem. Os clientes da Under, por exemplo, contam com uma infraestrutura de alta conectividade e disponibilidade das suas nuvens para acessá-las de qualquer dispositivo a hora que quiserem. É possível criar ambientes diferenciados para cada equipe, restringir acessos e configurar ferramentas para o trabalho colaborativo (como Google Workspace, por exemplo).

Acesse o nosso site e confira como melhorar a produtividade da sua empresa com a cloud da Under!

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais