Os ataques do tipo ransomware estão aumentando implacavelmente. De acordo com as notícias e com os especialistas, combater um ransomware dentro da sua empresa não é mais uma questão de SE, mas de QUANDO.
Ninguém sabe disso melhor do que os profissionais de TI que lutam contra essa ameaça real nas linhas de frente. Durante uma conversa que tive com clientes, discutimos como a tecnologia poderia reduzir o tamanho de um ataque ransomware, melhorar o monitoramento e permitir uma recuperação rápida, mas não demorou muito para chegar ao cerne da questão: pessoas.
A tecnologia certamente ajuda, mas você também precisa capacitar sua equipe e alistar outras pessoas em toda a empresa para ajudar a evitar ataques.
Aqui estão algumas das práticas recomendadas contra ransomware que discutimos:
Embora todos concordemos que pagar o resgate de dados não é uma opção, o risco e a interrupção para uma organização, seus clientes e sua reputação podem ser muito mais caros. Reserve um tempo hoje para se preparar para o inevitável, que começa certificando-se de que sua equipe está pronta para responder ao ataque quando ele surgir.
Os clientes da Under podem contar com uma das melhores ferramentas de backup e restore do momento para proteger seus dados. O Commvault permite que você salve seus arquivos de recuperação no servidor, na nuvem ou em um object storage. E na hora de restaurar, você decide se vale a pena trazer de volta todos os arquivos do ambiente ou apenas o essencial para seu projeto seguir funcionando. Fale com nossa equipe e migre para a Under.
Esse artigo foi uma adaptação do original, escrito por Isabelle Guis, CMO da Commvault.