A ameaça real e implacável do ransomware

Os ataques do tipo ransomware estão aumentando implacavelmente. De acordo com as notícias e com os especialistas, combater um ransomware dentro da sua empresa não é mais uma questão de SE, mas de QUANDO.

Ninguém sabe disso melhor do que os profissionais de TI que lutam contra essa ameaça real nas linhas de frente. Durante uma conversa que tive com clientes, discutimos como a tecnologia poderia reduzir o tamanho de um ataque ransomware, melhorar o monitoramento e permitir uma recuperação rápida, mas não demorou muito para chegar ao cerne da questão: pessoas.

A tecnologia certamente ajuda, mas você também precisa capacitar sua equipe e alistar outras pessoas em toda a empresa para ajudar a evitar ataques.

Aqui estão algumas das práticas recomendadas contra ransomware que discutimos:

  • O tempo é essencial, portanto, a última coisa que você deseja é um alerta de segurança na caixa de correio de alguém durante um longo fim de semana. Estabeleça um processo testado e comprovado para garantir que sua equipe esteja acessível e pronta para responder em caso de ataque.

  • Fique perto de sua equipe de suporte a incidentes. Isso vai ajudar a entender como, quando e onde você foi atacado para mitigar, corrigir e recuperar dados rapidamente conforme necessário. Se você conseguir estabelecer uma linha do tempo precisa da situação, ela pode determinar qual backup você pode utilizar.

     

  • Aproveite ao máximo os recursos tecnológicos que estão à sua disposição. Podem existir recursos adicionais integrados ao software que você já tem e que podem melhorar a automação, o gerenciamento e até mesmo a detecção de ataques nessas situações. Incentive suas equipes a aprender e usar as ferramentas a seu favor.

     

  • Os colegas da empresa são a primeira linha de defesa contra phishing, ransomware e outras ameaças cibernéticas. Não atue sozinho. Eduque e treine as diferentes equipes da sua empresa sobre como detectar e evitar ameaças, além de como notificar você e a equipe de suporte. Os cibercriminosos não vão parar, então você precisa de toda a ajuda que puder conseguir!

     

Embora todos concordemos que pagar o resgate de dados não é uma opção, o risco e a interrupção para uma organização, seus clientes e sua reputação podem ser muito mais caros. Reserve um tempo hoje para se preparar para o inevitável, que começa certificando-se de que sua equipe está pronta para responder ao ataque quando ele surgir.

Under e Commvault – a parceria perfeita

Os clientes da Under podem contar com uma das melhores ferramentas de backup e restore do momento para proteger seus dados. O Commvault permite que você salve seus arquivos de recuperação no servidor, na nuvem ou em um object storage. E na hora de restaurar, você decide se vale a pena trazer de volta todos os arquivos do ambiente ou apenas o essencial para seu projeto seguir funcionando. Fale com nossa equipe e migre para a Under

Esse artigo foi uma adaptação do original, escrito por Isabelle Guis, CMO da Commvault.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais