VPS não é servidor cloud – entenda as diferenças

Quando falamos de hospedagem de dados na nuvem, muitas pessoas falam também em VPS. Porém, quando a gente entende o que é VPS e compara com as possibilidades de um servidor cloud, a balança de benefícios pende mais para o segundo. E isso pode fazer toda a diferença para seu projeto prosperar. 

Duelo VPS x Cloud

VPS é a sigla de Virtual Private Server (Servidor Privado Virtual). São ambientes virtuais dentro de um servidor físico. No caso, um único servidor pode ter várias VPS, que pode ser utilizada para armazenar documentos, executar um aplicativo ou hospedar um site. 

Já um servidor cloud surge da união do processamento de vários servidores físicos, que compartilham recursos entre si. E aí está a grande vantagem da nuvem contra VPSs: a escalabilidade.

O que é escalabilidade?

Escalabilidade, quando falamos de servidores, é a capacidade de expandir ou reduzir recursos de acordo com a necessidade. 

Quando você contrata uma VPS, ela possui determinada configuração, capaz de atender o que sua empresa precisa naquele momento. Porém, se o projeto crescer e precisar de mais processamento ou mais espaço em disco, não é possível ampliar, apenas migrar para outra VPS, fazendo isso constantemente. Isso acontece porque a VPS está em um servidor dedicado, que também compartilha recursos com outros servidores virtuais privados. 

Com a nuvem é diferente. Como um servidor cloud é formado por diferentes servidores interconectados, você pode aumentar o espaço de armazenamento, processamento e memória RAM quando precisar. E dá para economizar: se a sua aplicação é mais utilizada durante horário comercial, é possível reduzir a capacidade de processamento em turnos de baixo acesso, como madrugada, por exemplo. 

Cloud é mais segura

Outra vantagem da nuvem é a segurança dos dados. Como o ambiente cloud é compartilhado por diferentes máquinas, se uma delas falhar, as outras assumem o comando, mantendo seus dados seguros e seu projeto online sem interrupções.

Já com a VPS ocorre o contrário: se ocorrer um problema com o servidor onde ela está hospedada, sua aplicação fica fora do ar. Se outra VPS, hospedada no mesmo servidor que o da sua empresa, sofrer um ataque DDoS, isso afetará a máquina física e, por consequência, o seu trabalho também.

Cloud no Brasil é Under

Agora que você sabe quem vence esse duelo, está na hora de conhecer a melhor cloud do Brasil. Na Under você tem o melhor gerenciamento de ambiente através do VMware. E sai na frente com a menor latência possível proporcionada por servidores Tier-3 em território nacional, e a maior conectividade com os principais provedores de internet do Brasil. Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira o que podemos fazer pela sua empresa

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais