Neste caso, é possível instalar o OpenVPN Community dentro do seu escritório e fornecer acesso aos seus usuários remotos como se eles estivessem dentro da rede. Também é possível utilizar o OpenVPN versão Virtual Appliance e instalar na sua rede local – é uma opção mais fácil de configurar que a versão anterior, mas precisa de licenças que custam US$18 por ano por usuário conectado simultaneamente.
Usuários simultâneos, não são usuários totais, é quantos vão usar ao mesmo tempo. Nossa dica é analisar a compra de pacotes de 10 em 10 users, por exemplo, e avaliar se todos irão usar os recursos ao mesmo tempo.
É possível contratar um IP fixo da operadora de telefonia e ampliar o link. Caso esteja com uma tecnologia com muita instabilidade, como ADSL, é necessário trocar para fibra ótica. Uma alternativa é migrar o servidor para a nuvem.
Neste caso, a rede do escritório possui um acesso privilegiado ao servidor na nuvem. É necessário mudar essa abordagem e permitir que os usuários possam utilizar o servidor na nuvem. Isso pode ser feito utilizando VPN como o OpenVPN. A OpenVPN pode ser como serviço, a Under disponibiliza isso, ou instalada manualmente, pois é um software livre (veja site do OpenVPN versão comunidade).