O termo “troubleshooting de rede” se refere a uma série de ações que devem ser realizadas para se orientar na resolução de possíveis problemas de conectividade. É uma estratégia eficiente para determinar a causa de uma falha e guiar as equipes de TI na sua correção com mais agilidade.
A principal ação a ser feita no troubleshooting de rede está em identificar se o problema ocorre na conexão local ou na rede externa. Para isso, é preciso descobrir como está a transferência de pacotes de dados do seu local de trabalho até o servidor e vice-versa. Para isso, é só seguir as seguintes etapas:
1) Você precisa saber o IP do seu computador na internet e o do servidor na Under. Você pode descobrir o do seu computador de forma simples acessando o site MeuIp.
2) Com esses números em mãos, execute no prompt de comando (Windows) ou no terminal (Linux) o comando PING seguido do número do IP do servidor ou do domínio de acesso (exemplo na imagem abaixo).
No caso do exemplo, a análise identificou uma alta latência do ponto de acesso ao servidor.
O teste de Tracert faz uma vistoria em toda a rota dos dados, desde o computador que está executando o comando até o destino (no caso, o servidor). Para obter essas informações, você precisa:
1) Abra o terminal (no Linux) e digitar “mtr -z IP”, ou prompt de comando (no Windows) e digitar “Tracert IP”.
2) Você deve substituir o IP pelo número do IP do seu servidor.
3) Se houver perda de pacotes nos primeiros saltos (primeiras linhas da análise), isso pode indicar um problema no seu provedor de internet. Reinicie o modem e refaça os testes. Se os problemas persistirem, contate seu provedor de internet.
4) Se a perda dos pacotes acontecer na última linha do teste, isso pode indicar um problema na configuração de rede ou instabilidade no hardware.
Suporte Under
Esses testes são de extrema importância para identificar e resolver problemas de rede com rapidez. Às vezes um problema de acesso de um cliente seu ao servidor pode ser solucionado fazendo o reset do modem de internet. Em outros casos, é necessário enviar essas informações para i suporte do datacenter.
A Under possui suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, o time de suporte busca a resolução de problemas em tempo ágil para os clientes. Orientamos os clientes a realizarem o troubleshooting de rede e nos enviar os resultados na hora de abrir um chamado, tornando ainda mais rápida nossas ações. Quer saber mais sobre o que a Under tem a oferecer para sua empresa? Entre em contato com a gente agora.