Transformação digital – muito além de comprar tecnologias

A transformação digital das empresas recebeu um impulso em 2020. A mudança de comportamento e de consumo das pessoas fez com que organizações repensarem seu modelo de negócios, além de alavancar startups para pensar em soluções para novos problemas de uma sociedade cada vez mais conectada. Porém, isso vai além do que apenas adquirir tecnologia. 

Durante a Abes Software Conference 2020, o cientista-chefe da The Digital Strategy Company, Silvio Meira, afirmou que houve uma considerável aceleração no ambiente de TI das empresas. Mencionou, ainda uma pesquisa feita com 2500 executivos globais, onde 70% deles afirmam que o mercado acelerou 10 anos de inovações em poucos meses. E apontou um problema: “As empresas não estão fazendo a transformação digital”. Para ele, o processo é mais do que adquirir inovações e mudar para as plataformas digitais disponíveis. O cientista aponta que as pessoas não estão traçando uma estratégia com base em retorno desejado, não estão definindo métricas e processos. Ele ainda destaca o fato das organizações não olharem para o comportamento dos clientes e nem terem capacidade de captar e interpretar os dados fornecidos pelos mesmos. Nas palavras de Meira, “Dado não é petróleo; ele é quase urânio, que precisa ter um cuidado imenso e a maioria das empresas ainda não tem”.

Digitalização forçada

Nos últimos seis meses, a adoção de ferramentas e tecnologias significou mais do que um “upgrade” nos negócios. A inovação se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas, afetando o modelo de atuação, a estrutura organizacional e a execução de projetos. Pela urgência do momento, o movimento de digitalização organizacional precisou ser rápido e eficiente para resolver os problemas mais imediatos. Passada essa turbulência inicial, as empresas precisam estabelecer os planos a médio e longo prazo para fazer uma imersão no ambiente digital. A partir de agora, não é mais possível ficar no “raso” da inovação. É preciso olhar para o futuro e explorar todo o potencial tecnológico a disposição dos seus projetos. 

Como acelerar a transformação digital

Em suma, cada empresa tem um DNA diferente, que a faz ser única em sua área de atuação. Logo, a transformação digital pode seguir diferentes rumos de acordo com a estratégia de negócios. No entanto, se você ainda não sabe por onde começar, os quatro passos abaixo podem servir como um guia para iniciar esse processo.

1) Criar condições para atender seus clientes

Você não precisa esperar uma demanda surgir para resolvê-la. Através de análise de dados é possível entender o comportamento dos seus clientes e prever a necessidade de demandas. No mesmo sentido, criar condições para que a sua equipe dê continuidade nas operações, seja no escritório ou em home office, se faz necessário para ampliar a confiabilidade com seu público.

2) Busque inovação para gerar valor

Nem sempre a solução mais tradicional do mercado é a mais adequada para a sua empresa. Por isso é essencial contar com parceiros estratégicos que possam desenvolver e entregar soluções específicas para os seus negócios e eficientes para seus clientes.

3) Automatize processos

Como você pode entregar agilidade e segurança aos seus clientes? A automatização de processos básicos podem fazer isso. Internamente, ajuda sua equipe a focar nas atividades que realmente importam. Do backup de dados à geração de relatórios, quais ações você pode otimizar?

4) Adapte-se às adversidades

A tecnologia está em constante evolução. Se a solução que você tem hoje é satisfatória para seus projetos, esteja aberto para novas oportunidades que possam melhorar ainda mais os resultados. 

Transformação digital com a Under

Para as empresas que querem começar a surfar na onda da inovação, ter um parceiro estratégico como a Under pode fazer a diferença e impulsionar os negócios. São produtos e soluções que entregam resultados diferentes para as organizações. Os servidores dedicados são uma excelente opção para quem trabalha com um grande volume de informações e processamento. Já a Cloud OpenStack oferece todas as facilidades da computação em nuvem com mais poder de gerenciamento, segurança, escalabilidade e preço acessível. E caso já tenha um servidor, pode migrá-lo para a Under através do Colocation. E o melhor: você pode contar suas dúvidas para a equipe para que, juntos, definam qual é a melhor solução para seus negócios. Clique aqui e fale com a gente agora. 

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais