/Servidor VPS ou Cloud OpenStack: qual é a melhor?
Servidor VPS ou Cloud OpenStack: qual é a melhor? - Blog Under

Servidor VPS ou Cloud OpenStack: qual é a melhor?

Já falamos no blog sobre os diferentes tipos de hospedagem, como servidores dedicados e servidores cloud. No entanto, o VPS entra como uma categoria à parte quando falamos de hospedagem de dados. Por isso é importante entender a diferença entre as soluções.

O que é VPS?

Um servidor do tipo VPS é considerado um intermediário entre servidores dedicados e não-dedicados. Em síntese, o VPS é uma máquina virtual que utiliza, sozinha, boa parte dos recursos do hardware onde se encontra. É como se o hardware fosse um condomínio onde cada apartamento é um servidor não-dedicado. O VPS, no caso, seria a dona da maioria dos andares do prédio. Por isso alguns especialistas costumam classificá-lo como um servidor virtual dedicado – por causa da sua configuração, ele utiliza recursos muitas vezes disponibilizados apenas em planos de servidores BM, como alto tráfego de e-mails, Firewall personalizado, dentre outros.

O VPS é uma configuração indicada para projetos que possuem alta demanda de acesso ou para aplicações que precisam de customizações avançadas, porém sem o custo de um servidor dedicado.

Eu preciso de um VPS ou de um servidor Cloud?

Antes de fazer qualquer tipo de migração ou aquisição, existem algumas perguntas que devem ser feitas:

  • O volume de acessos da sua aplicação está crescendo?
  • O seu projeto está passando por algum tipo de lentidão?
  • O projeto precisa de alguma configuração que não está disponível em um plano tradicional de hospedagem?

Se você disse sim para essas perguntas, é sinal que você precisa dar um upgrade no seu servidor. Porém, o VPS pode não ser a melhor opção. Isso porque os servidores em nuvem podem suprir as mesmas necessidades com otimização de recursos e de preços.

As vantagens da nuvem em comparação com o VPS estão na escalabilidade, no gerenciamento de recursos de hardware e na facilidade de configuração dos ambientes de trabalho. Você pode expandir a potência da sua cloud nos momentos de pico de acessos, e reduzir depois nos momentos de baixa.

Servidores dedicados e cloud na Under

Antes de adquirir um servidor, é preciso fazer as perguntas certas para que a aquisição apresente os resultados desejados. Felizmente, a Under tem as respostas certas para atender as necessidades da sua empresa, seja ela em formato de servidores dedicados de alta performance ou clouds OpenStack com máxima conectividade e segurança. Entre em contato com a nossa equipe e descubra o melhor para os seus negócios.