Servidor dedicado X Servidor não-dedicado: qual escolher?

Definir se a empresa onde você trabalha vai ter um servidor dedicado pode impactar os negócios de diferentes maneiras. Por isso é importante entender não só a diferença entre os tipos de servidores, mas também que tipo de configuração os projetos corporativos precisam.

Afinal, o que é um servidor?

O servidor nada mais é do que um computador com uma grande capacidade de armazenamento e processamento. O objetivo do servidor é fornecer serviços em rede para uma série de equipamentos. Um servidor, por exemplo, pode ser utilizado tanto para armazenar arquivos e documentos de uma empresa quanto hospedar um aplicativo de gerenciamento de dados via internet. Para isso, ele precisa de um ambiente que forneça uma estrutura de alta conectividade e segurança, como um datacenter.

Como funciona um servidor dedicado?

O servidor dedicado é uma máquina de alto desempenho, com recursos de processamento e armazenamento de dados utilizados de forma exclusiva para um cliente, ampliando os recursos do seu projeto. Se a empresa possui um aplicativo que tem alta demanda de acessos simultâneos, ou que exige maior capacidade de hardware, ela dá conta do recado.

Como funciona um servidor não-dedicado?

Como o próprio nome diz, um servidor não-dedicado é aquele que, ao invés de centralizar seus recursos em um único projeto, compartilha eles com outros clientes – que podem ser tanto outros projetos da mesma empresa quanto outras empresas utilizando o mesmo equipamento. Por causa disso, não espere obter performance total do servidor no seu projeto. Por exemplo, se houverem dois aplicativos de vendas online no mesmo servidor, o processamento de dados será compartilhado e o desempenho da máquina também.

Qual servidor é o melhor para a minha empresa?

A resposta vai depender do quanto você quer investir e do que a sua organização precisa. Para aplicativos com alto volume de acesso e de dados, com clientes exigentes, um servidor dedicado pode ser a melhor opção. Para empresas que estão em fase de crescimento, estar em um servidor não-dedicado pode ser uma opção economicamente viável até o momento em que seu projeto exigir mais performance para crescer.

Servidores dedicados na Under

Se for para crescer e entregar para seus clientes o melhor, você pode contar com a Under. Nossa linha de servidores dedicados conta com hardware de nível enterprise de qualidade, com durabilidade e potência para executar qualquer tarefa. Além disso, os datacenters da Under entregam alta conectividade com um dos links mais rápidos do mercado, segurança com soluções de ponta para manter seus dados sempre disponíveis, e uma equipe de suporte 24h por dia para ajudar sempre que precisar. Acesse o site da Under e veja os benefícios dos nossos servidores dedicados.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais