/Servidor Cloud: é seguro manter dados da empresa na nuvem?
Servidores Cloud: é seguro manter dados da empresa na nuvem? – Blog Under

Servidor Cloud: é seguro manter dados da empresa na nuvem?

É um fato que a computação em nuvem veio para ficar e para revolucionar o trabalho de muitas empresas. Porém, junto com a inovação também surge a desconfiança. Ainda mais quando se tem em jogo algo extremamente importante para qualquer corporação: seus dados. Vale a pena utilizar servidor cloud para salvar informações essenciais do seu negócio?

Benefícios da nuvem

Um servidor cloud é bem diferente de um servidor dedicado. Enquanto o segundo utiliza uma estrutura de hardware exclusiva para armazenamento, o primeiro conta com o ambiente digital para salvar informações. O componente físico também está presente, mas distribuído de forma uniforme entre diferentes servidores dedicados para essa função. Assim, em caso de falha de equipamento de uma máquina, seus dados se mantêm íntegros e acessíveis. Isso não significa que todo o conteúdo da sua empresa está acessível para qualquer um: os protocolos de segurança da nuvem são rígidos, com diferentes níveis de acesso configurados pelo administrador.

Outra facilidade do servidor em nuvem é a escalabilidade de recursos. Para aumentar a capacidade de desempenho ou armazenamento de um servidor dedicado, é necessário fazer um upgrade de hardware. No caso da nuvem, você pode ampliar ou reduzir recursos com rapidez. Por exemplo, é possível configurar seu servidor para ampliar o desempenho durante horário comercial, e reduzir em horários de baixa requisição.

Economia e mobilidade

Muitas organizações tiveram que se adaptar ao home office rapidamente nos últimos tempos. Para quem já trabalha com servidores cloud, essa mudança foi mais tranquila: a nuvem permite que os colaboradores possam acessar os conteúdos do servidor de qualquer lugar do mundo – desde que autorizados pela empresa para isso. Algo que nem sempre é possível quando se tem um servidor físico dentro de casa.

Aliás, já pensou em quanto sua empresa investe na manutenção de TI do servidor interno? Por ser uma tecnologia viável economicamente para qualquer empresa e por não necessitar de uma estrutura física dedicada, quem opta pela computação em nuvem consegue otimizar os custos, gerar mais espaço físico na organização e alocar recursos financeiros em outras demandas internas.

Segurança e backup

Apesar dos protocolos de segurança e do controle de acesso ao servidor cloud, criar uma rotina de backup é importante para a segurança dos dados. Esse backup, quando realizado na nuvem, eleva o grau de proteção às informações da empresa. Isso acontece porque elimina da equação o risco de falhas de gravação em um dispositivo como disco rígido e torna mais prática a recuperação de dados.

Também é importante que se estabeleça um protocolo de ações de segurança para reforçar a proteção dos dados. Existem quatro ações que podem colaborar para isso:

  1. Revisar as configurações dos serviços em nuvem que a sua empresa utiliza para prevenir erros de programação;
  2. Identificar quais são as ameaças em potencial para seus dados e criar um sistema de prevenção (antivírus e firewall, por exemplo);
  3. Estabelecer as políticas internas de segurança entre os colaboradores, deixando toda a equipe alinhada sobre as melhores práticas de trabalho;
  4. Automatizar as ferramentas de segurança.

Servidor Cloud da Under

A Under possui hoje um dos serviços mais completos quando o assunto é servidor cloud. Os clientes contam com a tecnologia do OpenStack – uma das mais requisitadas do mundo – para a gestão de nuvem. Para ampliar a segurança, a Under oferece soluções de backup, configuração de VPN, Kubernetes e proteção anti-DDoS em seus servidores.

Se você quer ampliar o potencial da sua empresa com a computação em nuvem, e busca confiabilidade e segurança nos serviços, acesse nosso site e fale com a nossa equipe.