Segurança de dados em nuvem: cuidado empresarial e pessoal

Normalmente enfatizamos por aqui a importância da segurança de dados de servidores em nuvem no setor empresarial. Porém, existe outro lado que deve ser observado pelas organizações e que passa despercebido pelas equipes: a segurança particular de cada colaborador que possui acesso às informações da empresa.

Home-office e espionagem

Segundo apuração da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas brasileiras aderiram ao trabalho remoto em 2020. Desse total, 67% tiveram dificuldades em implementar o sistema de home-office, sendo a implementação de serviços de TI uma delas. 

Além dessas informações, uma pesquisa realizada pela Kaspersky apontou que o Brasil foi o segundo país com mais vítimas de stalkerware (programas espiões), em 2020, no mundo inteiro. Mas o que esses dados estão dizendo?

Investimento em segurança na nuvem é essencial

A computação em nuvem foi uma das responsáveis por possibilitar o trabalho remoto para empresas e pessoas. Através de qualquer dispositivo conectado à internet é possível acessar uma série de ferramentas e fazer a gestão das informações presentes em um servidor cloud. Na maioria das vezes, esse dispositivo pode ser de uso pessoal do colaborador ou pode estar fora dos padrões de segurança da equipe de TI.  

A mesma pesquisa da FIA apontou que foram poucas as empresas que ofereceram suporte material às equipes para a implantação do teletrabalho. Isso significa que muitas pessoas estão utilizando seus equipamentos particulares para operação de dados sigilosos com o mínimo ou nada de proteção, abrindo uma generosa brecha para invasões, sequestro de dados e perda de informação. 

Ampliando a segurança da sua nuvem a partir das pessoas

Existem três etapas que podem ajudar a ampliar a segurança da sua nuvem junto aos colaboradores em home-office:

1) Fornecimento de equipamento de trabalho (notebook, celular ou tablet), previamente configurado pela equipe de TI da sua empresa, para uso restrito às funções designadas.

2) Treinamento de equipe sobre boas práticas de uso da internet, operação de software e hardware e protocolos de segurança do servidor cloud da sua empresa.

3) Atualização constante das regras de segurança, dos programas antivírus e dos softwares utilizados pelos colaboradores de forma constante, estejam eles instalados nos dispositivos de trabalho ou na sua nuvem.

Ampliando a segurança da sua nuvem com a Under

A Under entende que cuidar da segurança dos dados de seus clientes é fundamental para os negócios continuarem crescendo. Por isso oferece uma série de soluções que garantem máxima proteção para quem conta com um servidor cloud em nossos data centers: proteção anti-DDoS de 10Gbps por servidor, firewall integrado e criação de VPNs. Além disso, oferece uma das ferramentas mais conceituadas de backup e restore do mercado. Enquanto você cuida dos colaboradores, a Under cuida da sua nuvem.

Acesse nosso site e veja todas as possibilidades.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais