O mundo da tecnologia da informação evolui em ritmo acelerado. Todos os dias surgem novas tecnologias, novas formas de comunicação, novas especializações e tendências, o que faz uma consultoria de TI necessária.
Companhias de todos os ramos de atividade são dependentes de produtos de TI, e com tantas novidades e inovações, é normal que sua empresa não se beneficie de todas elas e fique para trás em algum aspecto.
Para que isso não ocorra, a solução é contar com os serviços de uma consultoria em TI. Deixar sua área de TI para profissionais especializados certamente aumentará sua produtividade, pois a carga de esforços da sua equipe interna será diminuída e os trabalhos serão direcionados para a atividade principal de seu negócio.
Para que você saiba como profissionais especializados em tecnologia da informação podem ajudar a sua empresa, confira este post. Aqui nós enumeraremos algumas vantagens que sua empresa poderá obter. Boa leitura!
Muitos aplicativos e muitas tecnologias são necessários para que a sua empresa consiga manter-se atualizada — computadores, redes, aplicativos, ERP, website, marketing digital, tratamento de dados, gestão de vulnerabilidades…
Com tantas coisas envolvidas, fica difícil escolher quais são as melhores opções para o seu caso e, por isso, o consultor especializado será importante para orientá-lo e ajudar você a escolher quais são as soluções indicadas para a sua empresa.
Certamente, um dos principais benefícios de contratar uma consultoria na área de TI é que você poderá direcionar toda a sua atenção e os seus esforços para o que interessa. Ou seja, você poderá focar em seus produtos, serviços e clientes.
Com tantas tecnologias e particularidades envolvidas na área de TI, é necessário ponderar e analisar quais são as ferramentas mais indicadas para o seu caso, principalmente para saber onde investir seus recursos financeiros.
O consultor especializado conhecerá a realidade de seu negócio e saberá quais são os recursos financeiros disponíveis. Assim, ele poderá indicar as soluções mais adequadas para encaminhar os investimentos de sua empresa.
Em um primeiro momento você poderá imaginar que o investimento em uma consultoria aumentará os gastos da empresa, mas, na prática, sua empresa economizará no longo prazo — pois esse serviço ajudará você a conter desperdícios e a evitar investimentos inadequados na esfera de TI.
Negócios de todos os portes e nichos envolvem tarefas e procedimentos que podem ser automatizados — uma consultoria em TI poderá orientar quais desses processos podem e devem ser realizados de maneira automática.
Isso aumentará sua produtividade, pois os esforços de seus colaboradores poderão ser direcionados para tarefas mais estratégicas e que não podem ser executadas de forma automática. Conforme mencionamos, o foco no core business fará com que sua equipe tenha mais tempo para criar e inovar — veja mais sobre isso no próximo tópico.
Deixar sua equipe interna livre para trabalhar na criação e no aprimoramento de produtos e serviços é seguramente uma das maiores vantagens de contratar uma consultoria em TI.
Com seu time isento da responsabilidade da gestão de TI, o tempo que seria necessário para a solução de problemas nessa área pode ser direcionado para a inovação e o aperfeiçoamento do negócio, mantendo sua empresa antenada nas tendências atuais — e, consequentemente, aumentando sua competitividade no mercado.
O consultor profissional em TI poderá, ainda, auxiliar sua empresa a melhorar a comunicação com seus clientes. Nesse âmbito, muitas coisas podem ser automatizadas, como, por exemplo, o marketing digital e a interação via chat bot — que pode solucionar determinados casos de suporte sem a intervenção de um profissional.
A consultoria também auxiliará a sua empresa na implementação da mentalidade customer success, visando acompanhar os seus clientes em todo o ciclo e obter consumidores satisfeitos e fidelizados.
Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo customer success (“sucesso do cliente”, em português), trata-se de mudar a metodologia da empresa — que deixa de focar em número de vendas e metas e passa a ter como prioridade a solução verdadeira dos problemas de seu cliente.
Ou seja, ela passa a ser orientada pela busca por uma melhoria contínua e efetiva na vida e nos negócios de seus consumidores.
As atividade operacionais de sua empresa geram uma grande quantidade de informações. Dados e comportamentos de seus clientes podem ser armazenados e posteriormente trabalhados para entender as dores e as prioridades de seus consumidores.
Para isso, o profissional especializado da consultoria em TI poderá orientá-lo a fazer investimentos em big data, machine learning e deep learning. Caso você não conheça essas tecnologias, podemos brevemente dizer que elas fazem parte do campo da ciência da computação, da inteligência artificial e da análise de dados.
Com elas, sua empresa poderá identificar padrões e comportamentos ocultos e aplicar modelos preditivos em grandes volumes de dados, visando a inovação e a geração de oportunidades de negócios.
Atualmente, todas as empresas devem marcar presença online — no entanto, esse mundo conectado oferece muitos riscos. Ciberataques multiplicam-se e os criminosos estão cada vez mais ousados e sofisticados em seus procedimentos.
Em relação à segurança, a consultoria também poderá fazer a gestão de vulnerabilidade, mantendo seus aplicativos e dados seguros — seja com atualizações, instalação de firewall, antivírus e outros serviços voltados para manter a sua empresa e os dados de seus consumidores protegidos.
Este post elenca algumas vantagens e serviços que uma consultoria em TI pode oferecer à sua empresa, mas as possibilidades trazidas por ela são várias.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como uma consultoria em TI pode ajudar a sua empresa a inovar, a reduzir custos e a melhorar aos olhos de sua equipe e de seus clientes, aproveite para entrar em contato conosco e entender como nós podemos ajudá-lo.