Qual a frequência ideal para fazer backup?

O backup é uma das rotinas mais importantes da área de tecnologia quando o assunto é segurança. Desenvolver uma estratégia que envolva programação e rotina pode, literalmente, salvar projetos e anos de trabalho. Porém, muitas empresas não sabem qual a frequência ideal para se realizar o procedimento, e muitas outras acabam deixando de lado essa função por não entender a necessidade disso.

Por que é importante fazer o backup do servidor?

O backup é a forma mais eficiente de prevenir qualquer tipo de problema com os dados presentes no seu servidor. Isso inclui:

  • problemas de hardware (falha no disco, queima de equipamento);
  • falhas de software (erros de programação, arquivos importantes deletados e falhas humanas);
  • invasores (vírus, sequestro de dados).

Quando uma dessas situações acontece e você possui um backup recente do servidor, é só fazer a restauração de arquivos e recuperar o trabalho perdido.

Por que criar uma programação de backup?

Automatizar a realização do backup torna a operação mais segura. Quando feito de maneira manual, falhas humanas podem acontecer (o famoso “deixa pra depois”).

Quando você programa o backup no servidor, consegue otimizar os recursos da máquina para realizar essa tarefa sem prejudicar o desempenho dos demais sistemas em execução. Pode-se definir os melhores horários para realizar essa tarefa – como rodar a operação em um horário de baixa operação no servidor.

Com qual frequência devo fazer backup do servidor?

A frequência de realização do backup do servidor depende de algumas variáveis. Se há uma operação contínua nos servidores, recomenda-se que seja diário. No caso de uma atualização de sistema ou de software, fazer antes da instalação pode prevenir possíveis falhas decorrentes do upgrade das aplicações.

Outro fator determinante são os requisitos de RPO (Recovery Point Objective). Eles determinam quais são os recursos básicos a serem salvos (normalmente aqueles que garantem a manutenção do serviço). Se esses recursos sofrem alterações constantes, pode ser que a frequência de backups seja maior.

Backup Service da Under

Para ajudar os clientes e trazer mais segurança para as suas operações, a Under possui o Backup Service. Utilizando uma das ferramentas mais importantes do mercado, a solução armazena diferentes conteúdos – arquivos, aplicativos, VMs e licenças de software. O serviço é executado diariamente, e os clientes da Under pagam apenas por GB armazenado e por licenças salvas.

Para saber mais, clique aqui e entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais