Os desafios da nuvem para as empresas

A computação em nuvem é uma das responsáveis por acelerar empresas e torná-las mais competitivas. Especialistas em TI acreditam que a nuvem não deve ser considerada um diferencial pelas organizações, mas sim uma inovação fundamental para sua existência. Os benefícios proporcionados pela cloud computing são inúmeros, como também são os desafios a serem encarados na adoção desse ambiente a nível corporativo quando o assunto é a gestão de segurança. Por isso listamos alguns destes itens que devem ser vistos como essenciais na migração para a nuvem.

Escolher a melhor combinação nuvem + segurança

Para ingressar na computação em nuvem, as empresas devem contar com parceiros estratégicos que possam fornecer a melhor combinação entre tecnologia e segurança. Isso envolve um pacote integrado de soluções, suporte e treinamento para as equipes.

Análise de riscos x impacto

O investimento em segurança da nuvem deve ser proporcional aos riscos dos projetos. Uma solução de recuperação de desastre com RTO zero pode ampliar o valor dos investimentos, por exemplo. E isso deve estar alinhado com as lideranças no momento da implementação.

Adaptação do sistema à nuvem

Quando a gente escolhe uma nova casa para chamar de lar, os primeiros dias podem ser estranhos até que a gente se adapte ao novo lugar e à vizinhança. Não é diferente quando se migra um projeto concebido em um servidor físico para a nuvem. Por isso é preciso contar com uma equipe especializada para garantir que essa mudança seja tranquila para todos os envolvidos.

Capacitação de especialistas

Além de investir em uma nova tecnologia, as empresas também precisam investir na capacitação da equipe para lidar com ela. Isso envolve desde treinamentos e certificações até a contratação de profissionais que ofereçam diferentes skills para cuidar da segurança dos dados corporativos.

Solidez de fornecedores

Na hora de contar com um parceiro para cuidar da sua nuvem, os direitos e deveres de ambos os lados devem estar claros e de comum acordo. Por isso é importante prever todos os riscos em potencial e a responsabilidade de todos os envolvidos.

Capacitação do público interno

Um dos principais riscos para a segurança de qualquer empresa está na falha humana. Ainda mais em um momento onde o crescimento do home-office está diretamente ligado ao aumento de invasões e sequestro de dados. Por isso, é importante que a equipe de TI esteja alinhada com o time de RH e de comunicação interna para disseminar as boas práticas para o uso dos recursos da nuvem.

Computação em nuvem: a especialidade da Under

Com o objetivo de ajudar empresas a darem saltos tecnológicos cada vez maiores, a Under oferece uma estrutura de ponta para soluções em nuvem. Através do VMware, entrega uma experiência inovadora de gestão de ambientes utilizada pelas principais empresas de TI do mundo. Acesse e veja o que podemos fazer pelos seus negócios.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais