Oracle cloud: como e por que usar na sua empresa?

Ganhar velocidade nos processos e melhorar o desempenho do negócio promovendo a transformação digital. Se é isso que você busca para a sua empresa, existe algo que certamente ajudará você: a Oracle Cloud.

Para quem está à procura de um serviço completo e que reduza a complexidade operacional e tecnológica da companhia, a Oracle Cloud será uma excelente escolha no que se refere ao caminho para a nuvem.

Com ela, você poderá adotar um modelo de TI híbrido, executando determinados recursos nela própria e outros no local. Além disso, também é possível implementar e gerenciar aplicações na sua nuvem privada ou movê-las para a pública.

De qualquer forma, este artigo foi preparado para mostrar por que utilizar a Oracle Cloud como solução. Continue a leitura e confira.

Quais as características da Oracle Cloud?

Começaremos, então, pelas características da Oracle Cloud. A primeira observação a se fazer é que ela consegue ser a nuvem mais automatizada do mercado e, ainda assim, oferecer o menor custo quando comparada aos seus principais concorrentes.

A segunda é que a Oracle Cloud é também uma das opções mais abrangentes e integradas que existem. Ela entrega possibilidades de implantação que vão desde a nuvem pública até o data center, e também apresenta serviços de primeira linha em Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), Dados como Serviço (DaaS) e Software como Serviço (SaaS).

Tais atributos colaboram fortemente para todo e qualquer tipo de organização que queira promover inovação e transformação. Isso aumenta a agilidade e reduz a complexidade do TI.

Acumulando a experiência de 40 anos da Oracle, a Oracle Cloud foi desenvolvida com o que há de melhor em termos de tecnologia e ferramentas digitais. Tudo isso garante uma oferta de computação em nuvem totalmente sintonizada com as exigências da atualidade.

A solução é aberta, completa e absolutamente segura, com data centers na Europa, Ásia e Américas, incluindo duas unidades no Brasil (Campinas e São Paulo, capital).

Outra particularidade da Oracle Cloud é o seu marketplace. Ele consiste em um ecossistema criado dentro da própria nuvem para dar suporte aos usuários que chegam até ela, mesmo que eles não utilizem nenhum produto Oracle.

Por que usar a Oracle Cloud?

Desenvolvida para toda a sua empresa e com aplicativos que você pode usufruir à medida que ela cresce. Basicamente, é por essa razão que o uso da Oracle Cloud vem sendo cada vez mais indicado.

No entanto, para fortalecer o porquê de usá-la, destacaremos brevemente o que cada um dos seus serviços em nuvem pode proporcionar para as organizações:

Software as a Service (SaaS)

Por oferecer o conjunto de aplicativos SaaS mais completo, inovador e confiável de todos, a Oracle Cloud possibilita aos clientes transformar seus negócios com as mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA).

Data as a Service (DaaS)

Podendo ser utilizada a partir de uma ampla variedade de fontes da Oracle e de terceiros, sua nuvem de dados pode ser usada pelas áreas de marketing e vendas para a produção de resultados mais satisfatórios.

Platform as a Service (PaaS)

A Oracle Cloud também apresenta a maior gama de serviços PaaS do setor, permitindo que os profissionais de TI e líderes corporativos desenvolvam, ampliem e projetem aplicações que se aproveitam de análises precisas e avançadas.

Infrastructure as a Service (IaaS)

Além de tudo o que já foi falado, o serviço de infraestrutura da Oracle Cloud é um dos que mais apresenta alto desempenho e baixo custo do mercado. Ele consente aos seus consumidores a execução de altas cargas de trabalho em seus aplicativos.

Completa, a solução é baseada em um único modelo de dados que liga de ponta a ponta todos os processos da empresa. Isso acaba tornando-a mais inteligente e contribuindo, desse modo, para o ganho de eficiência operacional.

O ponto a destacar, nesse caso, é que, independentemente do tipo ou tamanho da organização, a Oracle Cloud se capacita para todas elas — de startups à corporações globais.

Quais são as soluções oferecidas pela Oracle Cloud?

Devido ao fato que a Oracle é um player de atuação abrangente no mercado de TI, de bancos de dados a infraestrutura e software, a Oracle Cloud prima por sua diversidade de usos e soluções. A seguir, mostraremos algumas delas e o que elas proporcionam:

Ravello

Solução que permite a integração das suas cargas de trabalho do data center existente baseado em KVM ou VMware no Oracle Cloud Infrastructure, GPC ou AWS, sem ser preciso qualquer modificação no armazenamento, na rede ou nas VMs.

Database

Com eficácia empresarial comprovada, o database (serviço de banco de dados em nuvem) é capaz de suportar qualquer volume de trabalho para implantações ou desenvolvimentos em larga escala.

Analytics

O recurso de analytics da Oracle Cloud é que o há de mais abrangente em termos de análise na nuvem. A plataforma é única, capacitando toda a sua empresa a realizar qualquer pergunta sobre quaisquer dados utilizando qualquer dispositivo em qualquer ambiente!

Container

Serviços na nuvem para o gerenciamento de aplicações baseadas em contêineres Docker no Oracle Cloud Infrastructure. Excelente opção para os casos de uso de Dev, Dev/Test, DevOps e outros tipos contêineres nativos.

Oracle Integration Cloud

Por meio de uma plataforma unificada e fácil de usar, o Oracle Integration Cloud facilita a integração de aplicativos, a gestão de casos adaptáveis, a automação de processos e muito mais.

Além desses, cabe salientar também as seguintes soluções:

  • API Platform;
  • Big Data Cloud;
  • Application Runtime;
  • Developer Cloud;
  • Management Cloud;
  • Identity;
  • MySQL;
  • Virtual Cloud Network;
  • Internet of Things.

Para ter uma melhor compreensão de todas as possibilidades, dê uma conferida no site da própria Oracle.

Quais as vantagens da Oracle Cloud?

Antes de concluirmos, nada mais justo do que deixarmos bem claras quais são as vantagens da Oracle Cloud. As principais são:

Vale deixar claro que a redução do custo já é percebida no licenciamento da solução. Isso ocorre porque, ao contratar o serviço em nuvem da Oracle, o pagamento é mensal, com um valor consideravelmente mais baixo quando comparado à compra da licença, por exemplo.

A Oracle Cloud se faz da pirâmide IaaS, SaaS e PaaS, sendo a IaaS na base e a SaaS no topo. Foi o modelo Software as a Service que deu início à extensão dos demais. Isso significa que ela foi estruturada de cima para baixo.

Para comparação, as outras nuvens começaram, geralmente, de baixo para cima — ou seja, de IaaS para SaaS. Essa condição reflete no aspecto de que somente a Oracle tem alguns produtos como SaaS (BI, CRM e ERP). Para os clientes que estão em busca um serviço pronto, é válido optar por SaaS.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a Oracle Cloud. Se quiser saber ainda mais e conhecer os planos e valores dessa solução, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atender você e tirar todas as suas dúvidas!

Roberto Bertó

Co-fundador e CIO da Under. Aficionado por tecnologia e inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This