O que é vCPU?

Quem lida com soluções em nuvem conhece bem o termo vCPU. Conhecida também com CPU virtual, a vCPU é uma unidade de processamento virtual de um servidor físico. Mas para entender como ela funciona, é preciso revisitar alguns conceitos da nuvem.

Nuvem e vCPU

A existência de uma nuvem é possível por causa do compartilhamento de recursos entre diferentes servidores físicos. Essa natureza da nuvem permite a construção de ambientes cloud com configurações variadas de processamento, memória e armazenamento, totalmente virtuais e escaláveis de acordo com a necessidade do cliente.

Esse conjunto de servidores possuem CPUs físicas, com capacidade de processamento superiores. Por exemplo, um processador Intel Xeon de seis núcleos, presente em um servidor, tem a capacidade de oferecer seis vCPUs para uma nuvem, ou compartilhar esse processamento entre outras nuvens ao mesmo tempo.

Por que é importante?

Digamos que o seu projeto em cloud computing requer mais poder de processamento, ou que você precisa gerenciar diferentes máquinas virtuais (VMs) interconectadas. A quantidade de vCPU solicitada para seu servidor cloud pode interferir na velocidade de resposta de uma operação.

Na Under, sua vCPU pode ser dedicada

Quem tem um servidor cloud na Under pode solicitar o recurso de vCPU dedicada. Isso significa que a sua nuvem pode ter um processamento exclusivo de uma CPU física sem que ela compartilhe seus núcleos com outras nuvens. Com isso você pode realocar recursos de vCPUs dentro da sua nuvem de acordo com a necessidade dos projetos (como aumentar a velocidade de uma aplicação durante horário de maior acesso, por exemplo). Para saber mais sobre como a nuvem da Under pode ajudar seus negócios, entre em contato com a gente.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais