O que é NVMe, o novo padrão de processamento de dados?

O NVMe é o mais recente salto tecnológico na infraestrutura de TI quando o assunto é processamento de dados. Considerado o novo padrão da indústria, os SSDs com NVMe estão substituindo os já consolidados SSDs Sata. A diferença entre eles é tão grande assim?

O que é NVMe

NVMe é a sigla para Non-Volatile Memory Express. O termo representa um novo protocolo de transferência de dados que pode ser aplicado em memórias de estado sólido (SSD). O protocolo atual de armazenamento é o SATA, que é comum tanto em SSD quanto nos tradicionais discos rígidos (HDD). Já o NVMe, criado por um consórcio com mais de 80 empresas de tecnologia, é uma interface pensada para uso exclusivo em armazenamento flash, visando superar as limitações que o padrão anterior tinha.

Diferença entre SATA e NVMe

A principal diferença entre as interfaces SATA e NVMe está na velocidade de leitura dos dados armazenados. Enquanto um SSD SATA atinge uma velocidade média de 600MB/s em uma conexão PCIe 4.0, o SSD NVMe chega a incríveis 3.500MB/s, quase sete vezes mais rápido do que seu antecessor. Em termos de comparação, é como ligar um notebook e acessar o sistema operacional antes mesmo de tirar o dedo de cima do botão de ligar.

Uma segunda vantagem dos SSDs NVMe, está no tamanho: são mais compactos, similares a uma placa de memória RAM. Isso significa que ocupam menos espaço no hardware onde estarão instalados. Além disso, seus componentes possuem maior durabilidade.

É como se o SSD fosse seu carro e o NVMe uma estrada pavimentada recentemente, que não oferece nenhuma resistência.

Por que minha empresa precisa de um SSD NVMe?

Empresas que contam com servidores dedicados e lidam com grandes volumes de dados podem contar com a velocidade proporcionada pelo protocolo NVMe para acelerar os tempos de resposta entre o servidor e os usuários. Ao mesmo tempo, organizações que pretendem adaptar seus serviços para o acesso veloz proporcionado pelas conexões 5G, encontram no SSD NVMe um aliado para trocas de informações cada vez mais rápidas. 

SSD NVMe na Under

A Under tem como missão acelerar os negócios de seus clientes utilizando o que há de melhor em recursos tecnológicos. Por isso, já conta com SSDs NVMe para equipar os servidores dedicados dos nossos parceiros. Quer saber mais? Acesse a nossa página e fale com nossa equipe.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais