O que é latência e como ela interfere nos seus negócios?

Quem trabalha com TI entende que qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora de colocar um projeto em execução. E um desses detalhes pode ser o tempo que um servidor leva para receber, processar e enviar uma resposta ao comando de um usuário – também conhecido como latência.

Não há como fugir da latência

Basicamente, a latência em um servidor funciona como um pedido em um app de delivery: você escolhe o prato, a informação vai até o restaurante, que prepara a refeição, e ela será entregue na sua porta pelo motoboy. Se você tem fome e pressa, vai acabar fazendo um pedido com menor tempo de entrega. Bom seria se, ao efetuar a compra, o pedido se materializasse automaticamente na sua mesa, não é? Mas sabemos que, pelas leis da física isso ainda é impossível.

A troca de informações entre um usuário e servidor funciona da mesma forma: os dados precisam percorrer um caminho de ida e volta, em um tempo contabilizado em milésimos de segundos. E esses milésimos de segundos fazem toda a diferença para quem trabalha com grande volume e processamento de dados, em um servidor executando milhões de tarefas ao mesmo tempo. A latência sempre vai existir, mas quanto menor ela for, mais agilidade se ganha e mais processos são executados.

Como reduzir a latência?

Pegando novamente o exemplo do app de delivery: se você pedir uma refeição de um restaurante à duas quadras de casa, ela pode chegar mais rápido do que um lanche de um lugar do outro lado da cidade. E isso depende de vários fatores: trânsito, o quanto você pediu de comida, se é um horário que tem muitos pedidos, do veículo usado pelo entregador… Com o seu servidor não é diferente:

  • A latência na troca de dados em texto é menor do que requisições em imagens e vídeos;
  • A distância entre o servidor e seu cliente faz a diferença: os dados percorrem uma distância maior quando o servidor está fora do país, gerando mais latência.
  • A velocidade do link e o suporte a alta demanda de acessos interferem na latência dos projetos;
  • Um servidor com configurações robustas tem mais capacidade e velocidade ao processar múltiplas solicitações.

Menor latência é na Under

Para entregar a menor latência possível aos seus clientes, a Under investe pesado em tecnologia e inovação. Os servidores dedicados e cloud dos clientes ficam hospedados em data centers no Brasil, localizados em São Paulo. A alta conectividade com os principais provedores de internet do país e o uso de componentes Enterprise na montagem dos servidores amplia a velocidade de processamento e resposta de qualquer projeto. Soma-se a isso o fato de que a Under entrega o link mais rápido do mercado: 10Gbps e link de 1Gbps ilimitado, com transferência de dados gratuita para o servidor.

Fale com a nossa equipe e saiba como acelerar seus negócios.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais