O que é bare metal?
Quando a empresa está planejando seu ambiente de trabalho em um servidor dedicado, é preciso entender quais são as diferentes possibilidades que ele pode proporcionar. Saber o que é Bare Metal e seus benefícios pode gerar um ganho de performance nos projetos.
A expressão “Bare Metal” (metal nu ou metal puro, em inglês) serve é usada para descrever ambientes de TI em que o sistema operacional é instalado diretamente no hardware, em vez de uma camada de sistema hospedando diversas VMs, como é realizado em ambientes virtualizados.
Este modelo garante mais controle para o dono do servidor e menor latência no acesso aos dados, já que evita etapas de processamento via camadas de software. Para aplicações sensíveis a desempenho e velocidade, o BM pode trazer ganhos em relação aos servidores virtualizados.
Vantagens do Bare Metal:
- Processamento superior em entrada e saída (input/output) de operações por segundo (IOPS)
- Maior consistência com discos e rede para performance de I/O
- Performance no serviço que elimina problemas existentes em servidores multi-tenant
- Segurança reforçada e física
- Fornecedores de softwares com licenças e suportes dedicados a esse modelo.
- Configuração do hardware customizável
Além disso, é possível vincular seu servidor BM a um cluster de máquinas virtuais (VMs) para operação conjunta. Por exemplo, você pode armazenar dados críticos em um servidor Bare Metal, e fazer com que as VMs fiquem com o front-end, dividindo e balanceando a carga de processamento.
As ofertas em BM são vendidas da mesma forma que as de máquina virtual, no qual o cliente não arca com o custo dos equipamentos e faz o pagamento como serviço.
Hoje a Under é um dos mais preparados players em infraestrutura Bare Metal no país, com equipamentos de última geração, preços acessíveis, estrutura em datacenter Tier 3 e estoque disponível que permite a implementação e ativação de sistemas em poucas horas.
Para saber mais sobre servidores Bare Metal, fale agora com a nossa equipe.
Deixe um comentário