Apesar de 2020 ser um ano marcado pela pandemia do Covid-19, ele também será lembrado pela aceleração tecnológica das organizações. Estima-se que o avanço realizado nos últimos meses, em circunstâncias normais, aconteceria nos próximos cinco anos. Uma das mudanças mais perceptíveis está na cultura do trabalho, com muitas empresas gerenciando 100% da sua equipe em home office. A manutenção das operações e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar só é possível graças às ferramentas colaborativas na nuvem.
Uma pesquisa realizada por uma empresa de segurança em TI apresentou recentemente alguns dados sobre o uso corporativo da nuvem. Dentre eles, está o crescimento do uso de serviços em cloud computing, que pode chegar a 50% na maioria dos setores. Em alguns, esse crescimento pode ser maior – entre janeiro e abril deste ano, o uso da nuvem na manufatura e na educação cresceram 144% e 114% respectivamente. Entre as ferramentas, a utilização do Zoom para videoconferências aumentou 350%, o Microsoft Teams cresceu 300% em usuários, e o Slack em 200%.
A pesquisa apontou que, com o crescimento do uso de ferramentas na nuvem, houve também um aumento de acesso de dispositivos não-gerenciados em contas corporativas. O uso de computadores que não utilizam os recursos de segurança da empresa podem dificultar a recuperação de dados em caso de perda.
Além disso, o número de ameaças direcionadas a serviços na nuvem aumentaram em 630%, com a maior concentração em ferramentas colaborativas. Os setores de transporte e logística, educação e governo foram os mais atacados – só no primeiro, foi um crescimento de 1114% em tentativas de invasões.
A Under é parceira de empresas em diferentes ramos de atuação, mas que possuem um objetivo em comum: trabalhar com agilidade e segurança de dados na nuvem. Para isso, a Under oferece um conjunto de soluções poderosos, como:
Ficou interessado? Acesse a nossa página sobre Servidores Cloud e veja como a Under pode ajudar a sua empresa.