Qual é o melhor sistema para um servidor dedicado?

Por trás de grandes empresas, de lojas virtuais de alto volume de vendas, de aplicativos com grande demanda e bancos de dados de serviços essenciais, existe um servidor dedicado para cada um. Também conhecido como Bare Metal (BM), podemos entender o funcionamento dos dedicados como um grande computador, com uma gigantesca capacidade de processador, memória RAM e HD, realizando milhões de operações por segundo. E como um computador, ele precisa de um sistema operacional instalado para gerenciar tudo isso. Qual sistema é o melhor para seu servidor dedicado? Windows ou Linux? A gente explica:

Servidor dedicado com Linux

Um servidor Linux é aquele que tem instalado uma das diversas distros (distribuições) Linux desenvolvida para este fim. Ubuntu Server (o mais popular), CentOS, Red Hat Enterprise e Debian são algumas delas.

Como o Linux é um sistema de código aberto, com licenças open source, sua grande vantagem é contar com aplicativos gratuitos para fazer o gerenciamento dos seus recursos. Além disso, tanto sistema quanto aplicativos são moduláveis, podendo se ajustar de acordo com a necessidade.

Servidor dedicado com Windows Server

Já um servidor com Windows conta com o suporte e atualizações constantes da Microsoft. Por manter a mesma interface gráfica de usuário, pode ser mais intuitivo de utilizar para algumas pessoas, tornando mais fácil a sua operação.

Assim como no Linux, é possível encontrar diferentes versões do Windows Server, que podem variar em características e também em adaptabilidade com o hardware do servidor. As diferenças estão em dois pontos: na necessidade de usar mais recursos da máquina e no licenciamento do sistema, que pode acarretar em um custo maior de investimento.

Qual sistema é o melhor para o meu servidor?

Essa escolha pode variar de acordo com a sua necessidade e do seu investimento. O sistema Linux é uma opção mais econômica e viável, que vai exigir mais conhecimentos de programação para fazer o gerenciamento do servidor. Já o Windows Server vai entregar mais compatibilidade com as linguagens de programação proprietárias, como ASP.NET e SQL Server.

Servidores Dedicados na Under

Para quem busca por um servidor dedicado, a Under oferece opções com Linux e Windows Server. Além disso, entrega uma série de recursos para ampliar seu desempenho e produtividade, como fontes redundantes, rede Juniper em alta disponibilidade, troca de discos sem parada do servidor, dentre outros.

Acesse o site da Under e descubra o que podemos fazer por você.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais