Link privado: por que ter e qual é sua importância?

Você já pensou em ter a estabilidade e a segurança de uma rede privada em todos os acessos da empresa aos servidores na nuvem e à internet em geral? Então, o link privado pode ser a resposta que você procura.

Neste artigo, vamos apresentar para você essa tecnologia, mostrar os benefícios de investir na solução e especificar em que casos você tem mais a ganhar apostando em uma VPN. Vamos lá?

O que é um link privado?

Um link privado pode ser descrito como uma rota exclusiva de transporte de dados entre duas pontas via internet. É um canal de comunicação criptografado usado para conexões VPN, as redes privadas virtuais.

A ideia principal por trás desse tipo de tecnologia é garantir a estabilidade e segurança de uma rede corporativa interna sem restringir a produtividade ao escritório da empresa.

Isso é possível porque a conexão é direta e existem poucas brechas para a interceptação e captura de dados. Mesmo que isso ocorra, será impossível que o criminoso visualize e edite essas informações sem a chave correspondente.

Quais são as vantagens de um link privado na empresa?

Investir na solução de link privado associado a uma VPN é uma grande saída para diminuir ameaças externas, garantir a confiabilidade do negócio e ainda dar mais espaço para que o gestor de TI se preocupe com questões mais estratégicas de negócio apoiadas em tecnologia. Veja alguns exemplos de benefícios que a tecnologia pode proporcionar à sua empresa:

Estabilidade de conexão

A velocidade de um link privado geralmente segue a qualidade e banda contratada pela empresa fornecedora, como qualquer tipo de conexão. Porém, apostar em VPN ou link privado é uma forma de adquirir um link dedicado para o seu sistema.

Exclusividade de estrutura é uma garantia de mais estabilidade e disponibilidade principalmente de serviços na nuvem. Essa pode se tornar uma grande vantagem de negócio, principalmente em um país como o Brasil, com suas limitações de infraestrutura de conectividade.

Criptografia

Esse é o grande benefício quando falamos de segurança em um negócio apoiado por cloud computing. A base do link privado é a criptografia de ponta a ponta, ou seja, os dados são embaralhados na saída e só podem ser desembaralhados quando alcançarem o destino certo.

Mesmo que essas informações sejam capturadas e haja alguma indisponibilidade momentânea no serviço, é virtualmente impossível visualizar esses dados sem a chave de criptografia. Esse é o tipo de cuidado com a segurança que traz confiança e credibilidade à marca, tanto entre fornecedores como parceiros, colaboradores e, claro, o público.

Controle maior na gestão de dados

Outra vantagem de contar com esse túnel privado para a troca de informações é que fica muito mais fácil gerenciar e monitorar o uso de informações sensíveis por funcionários e colaboradores.

Como é quase impossível que haja o comprometimento de dados no caminho entre as duas pontas, falhas humanas e casos de uso indevido de documentos podem ser rastreados com mais facilidade — todos esses processos confinados dentro do sistema.

Detecção de ameaças

E se é mais fácil identificar anomalias no uso dos dados, também é mais simples encontrar brechas sendo exploradas por criminosos e outros tipos de ameaça externa. Como o tráfego de informações é criptografado, suas ações de segurança podem focar nas pontas do sistema, seja a rede interna do escritório ou dispositivos específicos acessando documentos à distância.

Maior confiança em processos

Com um sistema melhor gerenciado, mais seguro e garantido pela criptografia, o gestor de TI tem mais ferramentas e tempo disponível para focar na otimização de processos, na relação de confiança entre sistemas e, por consequência, no aumento geral de produtividade da empresa.

É uma arma que você tem para transformar uma solução tecnológica em um motivador por economia, inovação e disrupção em todos os departamentos.

Para que casos um link privado é mais recomendado?

Se você procura mais estabilidade de conexão e segurança para a operação e gestão da nuvem, o link privado é uma solução importante para a sua empresa. Mas podemos especificar ainda mais em que situações uma VPN pode contribuir para o sucesso da empresa:

Quando há uso do Active Directory da Microsoft

A melhor forma de garantir a segurança no uso de ADs hospedados na nuvem é por meio de links privados ou conexões VPN. Dados confidenciais ou sensíveis para a operação ficam armazenados em um sistema de alto rendimento sem a preocupação de brechas que permitam roubo de informações — já que, para qualquer acesso, será exigida a chave de criptografia.

Quando a empresa tem filiais

O link privado pode ser uma ótima solução para comunicação confiável, estável e segura entre filiais, escritórios diferentes ou departamentos que não estejam todos integrados em uma mesma rede. É uma forma de criar um canal tão protegido de ameaças externas quanto seria uma rede interna corporativa.

Quando há uma política de trabalho remoto na empresa

Se você pretende implementar ou já gerencia modelos como BYOD e trabalho remoto na sua empresa, o link privado se transforma em mais uma camada de proteção sem prejudicar a produtividade.

Nesse cenário, apenas os aplicativos monitorados com credenciais verificadas poderão visualizar e editar documentos dentro do sistema. Essa não só é uma solução para uma gestão de dados segura como pode ser um novo passo tecnológico para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Quando o link privado não é recomendado?

A questão da segurança de dados hoje é tão importante que não se recomenda o link privado apenas para gestão de informações que já são públicas ou que não afetam a operação do negócio. Por exemplo, quando o site da empresa é hospedado em um servidor na nuvem, não faz sentido utilizar uma VPN para visualização de código e arquivos.

Mas, como estamos acompanhando nos últimos anos, é a gestão dos dados sensíveis para um negócio que se torna cada vez mais vital para o sucesso em um mercado transformado digitalmente. Se você quer, ao mesmo tempo, garantir a segurança do seu sistema e aumentar a produtividade de todos os departamentos, o link privado pode ser a solução que você precisa!

Gostou da dica? Quer ficar ainda mais informado sobre como garantir segurança, estabilidade e confiança na gestão de dados da sua empresa? Então, assine a nossa newsletter! Você vai receber diretamente no seu e-mail mais artigos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *