Licença de software e segurança: saiba por que é importante

Dentre todos os cuidados que as empresas devem ter com a segurança de seus servidores, um deles acaba sendo negligenciado: a licença de software. Segundo levantamento da F-Secure Labs, entre 70% e 80% dos dez principais malwares detectados pela empresa poderiam ser evitados caso houvesse a atualização correta dos softwares.

Licenças e segurança

As licenças de software são as responsáveis por garantir a originalidade das soluções em funcionamento nas suas máquinas, sejam elas servidores ou computadores pessoais. Uma vez utilizando um aplicativo devidamente licenciado, o usuário tem benefícios como acesso a novos recursos e atualizações de segurança constante. Essas atualizações são responsáveis por fechar possíveis “brechas” que podem ser exploradas por cibercriminosos na realização de uma invasão ao sistema.

Software pirata

Outro componente de risco está na utilização de um software não original – o popular “pirata” – que burla a necessidade de pagar pelo serviço. Para desbloquear um programa, alguns usuários optam por usar aplicações que quebram a necessidade dessa chave. O problema é que esse recurso, usado exatamente para economizar na compra de licenças, pode é causar muitos prejuízos por abrir ainda mais portas para invasores – sem falar no fato de que o próprio sistema de desbloqueio pode trazer em si um malware escondido. O uso de softwares piratas, além de comprometer o seu ambiente de trabalho, pode render multas gigantescas para sua empresa.

Aplicações Open Source

Sabemos que licenças de software podem ser caras ou inviáveis para algumas empresas. Felizmente, existem no mercado soluções gratuitas que oferecem os mesmos recursos (ou mais completos) do que as aplicações pagas. Os software livres (ou open sources) possuem uma licença aberta, que dá liberdade para distribuir, modificar e utilizar o programa da melhor forma. Essa liberdade permite um controle maior da comunidade de desenvolvedores com relação à segurança e atualização.

Segurança de Software na Under

A Under entende a importância do investimento em segurança para seus clientes e estimula o uso de aplicativos devidamente licenciados. Em algumas situações, como o serviço de Cloud Database, a Under oferece benefícios para o licenciamento do SQL Server. Quer saber mais? Fale agora com nossa equipe.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais