Segurança em videochamadas – Por quê contar com aplicações confiáveis

Com a adoção do home office pela maioria das empresas, as reuniões por videochamadas se tornaram mais frequentes. Um dos aplicativos mais utilizados para isso é o Zoom. Gratuito e que conta com opção de assinatura para empresas, o Zoom permite até 100 pessoas ao mesmo tempo em uma reunião (podendo chegar a 1000 na versão Enterprise Plus). No entanto, a ferramenta tem apresentado algumas vulnerabilidades de segurança que estão sendo exploradas por cibercriminosos.

Com mais de 200 milhões de usuários pelo mundo, o Zoom atraiu a atenção de hackers mal intencionados que exploram as falhas da ferramenta para participar das reuniões, podendo capturar informações sigilosas durante as videochamadas. Foi descoberta também uma vulnerabilidade de link através do chat da ferramenta, permitindo a invasão e roubo de dados dos computadores participantes. Tanto que contas de usuários do Zoom estão sendo vendidas na dark web. A empresa responsável pelo aplicativo está lançando constantes atualizações de segurança para evitar novos ataques e reconquistar a confiabilidade dos usuários.

Google Meet – Opção mais segura

Diferente do Zoom, o Google Meet se mostra uma ferramenta mais segura do que seu concorrente direto. Já falamos aqui no Blog da Under sobre as mais recentes atualizações de segurança do aplicativo, com o objetivo de deixar as reuniões online mais seguras e livre de cibercriminosos. Desde o início da pandemia do Covid-19, quando houve um aumento nos ataques de roubo de dados e invasões em videochamadas, não foram encontradas falhas de segurança na ferramenta do Google.

O Meet é uma solução que faz parte do pacote de ferramentas G Suite, que engloba outras soluções que colaboram para o trabalho remoto, como o Drive (para armazenar e editar arquivos como texto, planilhas e apresentações), Gmail (gerenciador de emails), Agenda, chat de texto e muito mais. As videochamadas pelo Meet contam com uma infraestrutura confiável de processamento de dados e criptografia, estando em conformidade com altos padrões de segurança.

G Suite na Under

Se a sua empresa está em busca de soluções para otimizar o trabalho, e agregar mais segurança aos colaboradores e às informações dos seus projetos, o G Suite se mostra eficiente. Os clientes de servidores dedicados, cloud e colocation da Under podem solicitar esse serviço e dar um salto tecnológico com inovação e segurança em seus trabalhos.

Se quiser saber mais, fale com a nossa equipe e venha para a Under!

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais