/Ferramentas do OpenStack – Conheça o Horizon
Ferramentas do OpenStack - Conheça o Horizon - Blog Under

Ferramentas do OpenStack – Conheça o Horizon

Dando seguimento à nossa série de conteúdos falando sobre as principais ferramentas do OpenStack, chegou a vez de falar do Horizon. Ele é o responsável pela interface gráfica do OpenStack, facilitando a realização de operações na nuvem, bem como acessar e configurar as diferentes ferramentas que o sistema de gestão de clouds possui.

Funções do Horizon

O Horizon começou como um aplicativo para gerenciar projetos de computação do OpenStack através de dashboards visuais. Com o tempo, o Horizon cresceu para apoiar diferentes projetos OpenStack e suas APIs. De forma geral, ele é a ferramenta que, além de ser o “rosto” do OpenStack, é também o responsável por conectar as aplicações do sistema.

Essa é uma imagem do que o usuário vê ao acessar o OpenStack. O Horizon é responsável pelo visual do sistema , permitindo que o gerenciamento da sua nuvem seja mais intuitivo.

O Horizon também vem com um conjunto de abstrações de API para os projetos do núcleo OpenStack – ou seja, você não precisa utilizar as APIs nativas de cada projeto. O Horizon unifica em uma única interface para facilitar as operações e deixá-las mais intuitivas para o usuário.

Under e OpenStack

O OpenStack já faz parte dos servidores cloud da Under, dando mais autonomia e agilidade aos usuários para fazerem a gestão da sua nuvem. Porém, existem empresas que preferem focar em seus projetos e precisam de ajuda para lidar com seus servidores. Para eles, a Under oferece o serviço de gestão de TI, deixando seu ambiente virtual pronto para o trabalho. Quer saber como isso funciona? Clique aqui e entre em contato com a gente.