/Ferramentas do OpenStack – Conheça o Nova
Ferramentas do OpenStack - Conheça o Nova - Blog Under

Ferramentas do OpenStack – Conheça o Nova

O OpenStack é hoje uma das principais soluções para administração de servidores cloud. A simplicidade de implementação, a alta escalabilidade e seus múltiplos recursos fazem da plataforma uma das mais importantes e requisitadas na área de tecnologia. Empresas como HP, IBM, Red Hat e Vmware são apoiadoras do projeto que está presente em uma a cada quatro empresas que trabalham com tecnologia.

Para entregar tudo o que promete, a arquitetura do OpenStack é composta por uma série de ferramentas que trabalham de forma integrada. Dentre elas, existem seis serviços básicos que formam a infraestrutura principal do sistema. No Blog da Under vamos falar sobre cada um deles, e hoje é a vez do Nova.

O que é o Nova?

O Nova é uma ferramenta de acesso e gerenciamento total para os recursos computacionais do OpenStack, atuando na criação de máquinas virtuais com o auxílio das demais ferramentas do sistema. Basicamente, se o OpenStack fosse uma orquestra, o Nova seria o maestro

Serviços e Ferramentas do Nova

Para executar suas operações básicas, o Nova conta com alguns serviços adicionais do OpenStack tais como:

  • Keystone: fornece identidade e autenticação para todos os serviços OpenStack;
  • Glance: responsável pelo repositório de imagens de disco dos sistemas operacionais;
  • Neutron: gerencia as redes físicas e virtuais nas quais as instâncias se conectam na inicialização;
  • Placement: rastreia todos os recursos disponíveis na nuvem e auxilia na escolha de quais deles serão utilizados na criação de uma VM.

Para utilizar o Nova, o usuário conta com ferramentas que facilitam a execução de tarefas dentro do OpenStack através de uma interface mais fácil de ser operada. Algumas destas ferramentas são:

  • Horizon: a interface de usuário oficial da web para o OpenStack;
  • OpenStack Client: a interface oficial de linhas de comandos para projetos OpenStack (utilizado para outras ferramentas além do Nova);
  • Nova Client: utilizado para quem precisa de recursos mais avançados ou comandos administrativos do Nova.

Cloud OpenStack na Under

A facilidade e agilidade que o OpenStack permite ao usuário foi o que fez a Under trazer essa tecnologia para os seus servidores cloud. Os clientes conseguem gerenciar seus ambientes virtuais com mais praticidade e segurança, administrando recursos de acordo com as demandas do seu projeto. Para saber mais sobre a Cloud OpenStack da Under e seus benefícios, acesse o nosso site e entre em contato.