Qual a diferença entre backup e snapshot?

Um dos pilares da segurança digital está em gerar uma cópia do seu servidor, seja utilizando uma ferramenta de backup ou fazendo um snapshot de disco. As duas práticas ajudam a preservar as informações da sua máquina (dedicada ou virtual), permitindo recuperá-las em caso de falhas, desastres ou perda de dados. Porém, as semelhanças acabam aqui. É preciso entender as diferenças entre backup e snapshot para escolher qual é a mais adequada para o seu ambiente.

O que é snapshot de disco?

Como o próprio nome diz, o snapshot nada mais é do que uma “foto” do seu servidor. É uma cópia exata e completa do HD da sua máquina, virtual ou física, feita em um determinado momento. Se a recuperação de dados se fizer necessária, ele recupera todas as informações do disco até a data do snapshot.

Digamos que a sua empresa tem um servidor com diferentes arquivos e processos, e que programou para que toda terça-feira seja realizado um snapshot de disco. Se a empresa for alvo de um ataque ransomware, você pode recuperar todos os dados salvos até terça-feira. Se o ataque acontecesse na quinta, todas as novas informações que foram armazenadas entre terça e quinta seriam perdidas para sempre.

Realizar um snapshot de disco é um processo rápido e fácil. Porém, como padrão, a imagem salva fica hospedada no próprio servidor – o que nem sempre é uma boa estratégia.

O que é backup?

Em tese, um sistema de backup faz a mesma tarefa de salvar os arquivos do HD em uma imagem que pode ser recuperada posteriormente. E, assim, como o snapshot, permite a você automatizar o processo de backup em intervalos de tempo pré-definidos. A diferença está no nível de segurança que essa solução oferece. Um sistema de backup permite que o usuário salve a imagem gerada em diferentes locais, adotando a estratégia 3-2-1 (três cópias do disco, duas em mídias diferentes e uma fora do servidor).

Os sistemas de backup também permitem que você escolha e defina prioridades sobre pastas e arquivos que deseja salvar. Em caso de um desastre ou sequestro de dados, é possível recuperar primeiro apenas as aplicações essenciais para que sua máquina volte a operar o quanto antes, restaurando as demais informações em outro momento. Ou, em caso de uma falha em uma aplicação, é possível recuperá-la sem comprometer ou perder os demais arquivos do seu servidor.

Soluções em segurança digital na Under

Além de possuir recursos para a realização de snapshots de disco, a Under possui parceria com a Veeam, uma desenvolvedora cujas soluções são altamente reconhecidas e utilizadas em diversas empresas pelo mundo. Além disso, seus dados ficam ainda mais protegidos na Under através do Firewall, Anti-DDoS, VPN e muito mais. Acesse nosso site e veja o que podemos fazer pelo seu negócio.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais