/Entenda como funciona o sistema Tier para data centers
Entenda como funciona o sistema Tier para data centers - Blog Under

Entenda como funciona o sistema Tier para data centers

Quando falamos sobre os data centers da Under, uma das principais características que sempre ressaltamos é que são ambientes com certificação Tier 3. Na prática, você sabe o que isso significa e como isso é importante na hospedagem do seu servidor dedicado ou servidor cloud? A gente explica agora.

O padrão Tier

O padrão Tier foi criado pelo Uptime Institute, empresa criada em 1993 com o objetivo de ajudar os serviços de servidores e data centers a quantificar e qualificar sua capacidade de fornecer um bom serviço. Desde a sua fundação, o Uptime Institute já certificou mais de mil data centers pelo mundo, através dos seus diversos profissionais credenciados. O reconhecimento atesta a capacidade do data center em evitar falhas de infraestrutura.

A avaliação da Uptime começa com uma análise completa do projeto de engenharia e dos sistemas associados. A equipe de certificação trabalha em conjunto com a empresa do data center para fazer a revisão do projeto e acompanhar o desenvolvimento da obra, seguindo com os aspectos operacionais e de gestão das operações.

Niveis de certificação Tier

Atualmente existem quatro certificações Tier emitidas para os datacenters:

  • Tier 1: É a classificação básica para qualquer data center, com sistema de climatização, sem obrigatoriedade de componentes estruturais de redundância. Em caso de manutenção, os serviços são interrompidos.
  • Tier 2: Além de atender aos requisitos do Tier 1, atesta que o data center tem uma estrutura parcialmente redundante, reduzindo o número de vezes em que os servidores ficam inoperantes.
  • Tier 3: Os data centers Tier 3 são aqueles que possuem alto grau de redundância. Estão conectados a diferentes fontes de energia e de internet para garantir o máximo de uptime (99,982%). A manutenção pode ser realizada sem a interrupção dos serviços. Diferente dos níveis anteriores, os data centers Tier 3 são projetados para uma operação contínua, com suporte 24h por dia.
  • Tier 4: Além de cumprir as exigências acima, operam com todos os equipamentos duplicados em uma infraestrutura tolerante a falhas, com um tempo de inatividade equivalente a 26 minutos por ano.

No Brasil, apenas 29 data centers possuem a certificação Tier para atestar a excelência nos serviços.

Data centers Tier 3 na Under

A Under possui dois data centers Tier 3 instalados no Estado de São Paulo. Além de todos os serviços atestados pelo certificado internacional, a Under conta com segurança 24h presencial no ambiente, cujo acesso é totalmente controlado para garantir máxima segurança aos nossos clientes. Além disso, os data centers estão conectados entre si via fibra ótica – máxima velocidade para trabalhos que exigem alta conectividade entre diferentes servidores.

Para saber mais sobre os nossos data centers, acesse: https://under.com.br/datacenters