Para ambientes de trabalho colaborativos, contar com uma solução em nuvem é fundamental em tempos de home office. Ainda mais quando essa solução permite o armazenamento de vários tipos de arquivos e ainda oferece uma suíte de aplicativos para edição colaborativa. Duas ou mais pessoas podem trabalhar juntas em uma mesma planilha, e ela estar acessível para todos da equipe na nuvem, sem sobrecarregar os computadores e preservando os arquivos de eventuais problemas com hardware.
Uma das soluções mais populares é o Google Drive, que além da excelente capacidade de armazenamento, permite organizar seus arquivos em pastas, compartilhar diretórios e criar restrições de acesso aos arquivos, além de contar com editor de texto, de planilhas e de apresentações. O GDrive ainda oferece a criação de formulários de pesquisa para web. Saiba mais aqui.
A Microsoft não ficou para trás e também tem o seu conjunto de apps: o OneDrive permite o armazenamento de arquivos diversos, mas conta com aplicativos de edição mais conhecidos: as versões web do Word, Excel e PowerPoint. Para quem está acostumado com a interface desses softwares, o uso será totalmente intuitivo. Saiba mais aqui.
Se o seu propósito é ter um backup na nuvem dos seus trabalhos e poder acessar de onde quiser com facilidade, o DropBox se apresenta como uma boa opção. Apesar de contar com poucos recursos de edição, é excelente quando você precisa mandar um arquivo mais pesado para uma pessoa do seu time. Ele conta também com um app integrado ao sistema operacional, que cria uma pasta no Desktop para facilitar o acesso à nuvem. Conheça essa solução.