Como ampliar a segurança de dados no seu servidor?

Especialistas em TI no mundo todo apontam uma forte tendência para este ano: o aumento de ameaças cibernéticas. O crescimento do trabalho remoto em 2020 enfraqueceu a segurança de dados das empresas, tornando as informações corporativas mais vulneráveis e suscetíveis a ações de criminosos. O impacto de um ataque em uma empresa pode variar: da paralisação temporária dos serviços até a quebra da empresa. Não é à toa que, de acordo com uma pesquisa realizada pela PwC com mais de 3200 profissionais de TI pelo mundo, 57% das companhias vão aumentar o investimento em cibersegurança em 2021.

Como proteger os dados do meu servidor?

Para evitar prejuízos e preservar o trabalho da sua empresa, existem ações que devem ser realizadas visando a proteção dos dados no servidor:

1) Comece pelo básico. Conte com o apoio de ferramentas como antivírus, firewalls, proteção anti-DDoS e criação de VPNs para controle de acesso aos dados. Não basta só tê-las em operação: é preciso configurá-las, criar protocolos de operação e manter os softwares atualizados constantemente.

2) Verifique a atualização dos aplicativos instalados. Versões antigas de aplicações ou versões atuais sem os devidos patchs de correção podem deixar portas vulneráveis no servidor. Isso permite a exploração de brechas e, por consequência, invasão.

3) Desenvolver uma gestão de backup. Servidores mais seguros contam com uma solução de backup eficiente para salvar seus dados e recuperá-los quando necessário. O ideal é criar uma rotina automatizada que permita salvar as cópias dos dados de forma sistemática, armazenando em diferentes ambientes além do próprio servidor. Também merece atenção o planejamento pós-desastre: depois de um incidente, a empresa prefere recuperar todos os dados, ou retornar apenas com os essenciais para retomar às operações o mais rápido possível? Em determinadas situações, deve-se pensar na estratégia de recuperar os dados em outro servidor ou contar com um servidor-espelho para recuperar as informações de forma mais rápida possível. 

4) Fortalecer as políticas de segurança da empresa. Uma das preocupações de quem trabalha com segurança de TI em empresas está no que acontece fora dela. Com as pessoas em home office, nem sempre é possível garantir que os computadores da equipe estejam atualizado. Ou que o colaborador siga boas práticas de navegação da internet. Se os golpes cibernéticos e softwares maliciosos estão em constante evolução, é preciso pensar na educação e divulgação de cuidados para as equipes de forma periódica e constante.

Amplie a segurança de dados com a Under

A Under é uma empresa que atua há mais de 18 anos com soluções em data centers e servidores para ambientes corporativos. Nestas quase duas décadas, segue investindo em soluções do mais alto nível para proteger as informações de seus clientes. Uma delas é a adoção de uma das ferramentas de backup mais conceituadas e completas do mercado. Além de proteção anti-DDoS de 10Gbps, criação de redes VPN, dentre outras. Sem falar que a equipe da Under está à disposição para entender as necessidades do cliente. Assim a única preocupação da empresa é prosperar com um verdadeiro salto tecnológico. Entre em contato conosco e descubra o que a Under pode fazer pelos seus negócios

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais