/Cloud Computing: as lições aprendidas na pandemia
Cloud Computing: as lições aprendidas na pandemia - Blog Under

Cloud Computing: as lições aprendidas na pandemia

Uma das coisas que podemos dizer sobre o ano de 2020 é que ele nos surpreendeu. Ninguém esperava vivenciar uma pandemia que forçou as pessoas a se isolarem e mudarem seus hábitos. A consequência foi impactante também nas empresas: muitas se viram forçadas a adotar novas culturas de trabalho, remodelar modelos de negócios e, principalmente, evoluir através da tecnologia. Neste quesito, a cloud computing foi fundamental para as organizações superarem desafios e ensinou três lições importantes na pandemia.

Lição nº 1: Dar importância para a computação em nuvem

Antes da pandemia, muitas das empresas que adotaram a nuvem em seus projetos não exploravam todo o seu potencial. Seja pela insegurança, pela falta de prática ou falta de compreensão de como a tecnologia funciona, ela foi relegada a segundo plano. Tudo mudou quando a segurança pela saúde de todos forçou a adoção do trabalho remoto. A adesão de ferramentas e recursos teve de ser imediata para que projetos continuassem em operação. Sem falar nos negócios que se viram obrigados a saltarem de um modelo analógico e presencial para o digital e cooperativo.

Lição nº 2: APIs corporativas na nuvem são fundamentais

Há tempos se fala que estamos vivendo a era dos dados. Receber essas informações, compartilhar com os colaboradores e transformá-las em serviços podem determinar o nível de competitividade da sua empresa perante os concorrentes. Nesse cenário, contar com uma API corporativa na nuvem, que permita processos únicos de integração e que facilite o acesso aos dados e serviços do sistema é mais do que necessário.

Lição nº 3: Superar falhas de segurança

É mais fácil administrar a segurança de uma rede de computadores quando eles estão em um mesmo ambiente, conectados no mesmo sistema. Com o home office, as equipes de TI descobriram, da pior forma possível, que as redes domésticas dos colaboradores nem sempre oferecem a mesma segurança que a rede das empresas. Em muitos casos, a implementação de protocolos de segurança como VPNs e criptografias foi feita conforme os problemas iam surgindo. Isso fez com que o risco de violação dos dados corporativos desse um grande salto nas primeiras semanas da pandemia.

Crescimento dos negócios com a nuvem

Ninguém gosta de aprender em meio a adversidade. O mais importante de vivenciar as lições acima é ter a certeza de que a melhoria é constante. Assim como é a natureza da cloud computing: ajudar a superar desafios com a tecnologia. As empresas que conseguiram assimilar a nuvem nas suas operações estão colhendo os frutos dia a dia: economia em recursos de TI, ganho de agilidade e produtividade nas equipes de trabalho, maior integração de operações e crescimento nos negócios.

Para alcançar resultados ainda maiores, ter uma empresa parceira na implementação de inovações pode fazer a diferença. Os clientes da Under, por exemplo, contam com as melhores soluções que a computação em nuvem pode oferecer, seja na operação do OpenStack, na criação de redes privadas ou na implementação de sistemas de segurança, como o Backup Service. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como superar os desafios da tecnologia com facilidade.